Pato australiano também é capaz de imitar sons de humanos como o papagaio, mostra gravação

segunda-feira, 13 de setembro de 2021 às 12:01
Pato almiscarado australiano (imagem meramente ilustrativa). – Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

O papagaio africano é capaz de ter um vocabulário de cerca de 200 palavras. Mas ele pode ter um concorrente à altura que quase ninguém conhecia. Um pato almiscarado australiano foi ouvido falando repetidas vezes, em inglês, “Seu maldito (ou expressão mais agressiva) idiota!”. A gravação da frase, feita mais de três décadas atrás em uma reserva ambiental nos arredores de Canberra (Austrália), ficou esquecida até que pesquisadores da Holanda recuperassem o áudio para um artigo científico. A vocalização surgiu durante uma ferrenha disputa de acasalamento.

O pato tinha até nome: Ripper. O autor da gravação foi o pesquisador australiano Peter Fullagar, que fazia trabalho na reserva de Tidbinbilla. O material acabou engavetado até que Carel ten Cate, da Universidade de Leiden, apertasse o “play” novamente. Ele estava compilando um material sobre a vocalização de aves.

Publicidade

Carel disse que só ficou convencido depois de ouvir as gravações de Peter.

“Quando li a princípio, pensei: ‘é uma farsa, não pode ser verdade’. Mas acabou sendo verdade”, declarou ele, segundo reportagem do “Guardian”.

Ripper não é o único pato almiscarado a fazer tais representações vocálicas. Peter registrou um segundo pato em Tidbinbilla em 2000, imitando uma espécie diferente de pato.

“Machos de uma determinada região se reúnem e fazem suas apresentações, incluindo a vocalização. As fêmeas vão lá e selecionam machos para acasalar”, contou o cientista holandês, que publicou artigo na revista científica “Philosophical Transactions of the Royal Society B”.

A descoberta muda o que se sabia sobre a evolução do aprendizado da linguagem vocal em pássaros. Carel disse que o talento do pato almiscarado como mímico sugere que a habilidade evoluiu independentemente em vários grupos de pássaros.

(PAGE NOT FOUND)

-- Publicidade --