
ARAGUATINS/ IMPERATRIZ – Acadêmicos do curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) participaram do I Congresso Internacional Estado, Educação e Sociedade na América Latina: Direitos, Transambientalismo e Neoliberalismo, promovido pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), em Imperatriz/MA. O evento reuniu pesquisadores, acadêmicos e docentes para refletir sobre políticas públicas, direitos humanos e práticas educativas.
Durante a programação, os estudantes assistiram à palestra “Política, memória e os desafios dos direitos humanos na América Latina contemporânea”, ministrada pelo professor doutor Luís Edmundo de Souza Moraes, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com mediação do professor doutor Moab Costa. A discussão proporcionou uma análise crítica dos avanços e retrocessos no campo dos direitos humanos no contexto latino-americano.
Além da participação nas atividades formativas, os acadêmicos apresentaram trabalhos no Simpósio Temático, contribuindo com pesquisas em diferentes áreas da educação. Entre os temas apresentados estiveram: escritas de resistência de mulheres privadas de liberdade: um estudo bibliográfico, reverberações de um encontro entre pedagogos em formação e o movimento dos atingidos por barragem, e em busca do som do maracá: a etnopolítica do cuidado na caminhada conjunta entre uma psicóloga comunitária e uma guerreira do povo Ãwa.
Para a professora doutora Carmen Hannud Carballeda Adsuara, docente do curso de Pedagogia da Unitins que acompanhou os estudantes no evento, a participação dos acadêmicos representou um momento significativo para a formação universitária. “A participação no evento foi uma oportunidade ímpar, pois tratou-se de um evento internacional gratuito em uma cidade bem próxima à nossa. Além disso, contamos com o apoio da Unitins no transporte, o que garantiu o deslocamento. Conhecer outra universidade, ouvir pessoas da região, mas também de outros países, trocar experiências com pesquisadores e acadêmicos de outras instituições é sempre muito enriquecedor. Estou muito grata por ter acompanhado nossos alunos na apresentação de seus trabalhos durante o congresso. Certamente foi um que contribuiu para a formação crítica e para a valorização do conhecimento que os próprios acadêmicos já estão produzindo nos cursos, em Araguatins”, ressaltou.

Shamya Maysa, acadêmica do 7º período do curso de Pedagogia, destacou a importância da experiência. “Participar deste evento foi um momento muito significativo na minha trajetória acadêmica, no qual tive a oportunidade de apresentar o trabalho que venho desenvolvendo. Foi muito gratificante poder compartilhar esse conhecimento com outras pessoas da área, receber feedbacks e também aprender com outras apresentações e debates que aconteceram ao longo do congresso. Foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora que me motivou ainda mais a continuar pesquisando e participando de espaços como esse, que fortalecem o conhecimento e a troca acadêmica”, afirmou.
Já para a acadêmica Edijane Soares, do 5º período, o congresso reafirmou o papel transformador da educação. “Sou muito grata pela oportunidade de participar do I Congresso Internacional na Uemasul. Foi uma experiência incrível que me fez refletir bastante sobre o papel da educação na sociedade e os desafios que enfrentamos como futuros pedagogos. Sem dúvida, essa vivência acrescenta muito à minha formação e fortalece ainda mais o meu desejo de seguir nessa caminhada com responsabilidade e consciência”, completou.
“A participação dos nossos acadêmicos no I Congresso Internacional promovido pela Uemasul representa mais que uma atividade extracurricular, é a materialização do nosso compromisso com uma formação universitária crítica, engajada e conectada com os grandes debates da educação na América Latina. Ver nossos estudantes apresentando trabalhos, dialogando com pesquisadores renomados e vivenciando novas experiências acadêmicas é motivo de orgulho. Seguiremos com iniciativas que ampliem horizontes e fortaleçam o protagonismo estudantil”, destacou o diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes.

(DICOM UNITINS)