Acadêmicos de Medicina da Unitins levam mais de 20 pesquisas para congresso em Palmas

quarta-feira, 20 de novembro de 2024 às 09:53
473 Visualizações
Acadêmico de Medicina da Unitins durante apresentação de trabalho no CTEM (Fotos: Reprodução/Acervo Pessoal)

AUGUSTINÓPOLIS/PALMAS – Mais de 20 pesquisas desenvolvidas por acadêmicos de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis foram apresentadas durante o Congresso Tocantinense de Escolas Médicas, entre os dias 8 e 10 de novembro, em Palmas. Ao todo, 31 acadêmicos participaram da programação.

O CTEM tem como objetivo oportunizar que os estudantes de Medicina se mantenham atualizados “sobre as práticas médicas mais recentes, ampliar suas redes de contatos profissionais, compreender diferentes abordagens e perspectivas e desenvolver habilidades importantes para suas carreiras futuras”, conforme consta no site do evento.

Publicidade

O evento científico foi marcado pela realização de palestras e oficinas com profissionais renomados do mercado nacional, regional e local, assim como pela apresentação de trabalhos, das pesquisas desenvolvidas nas mais diversas instituições de ensino superior com cursos de medicina.

A acadêmica Kamilly Dourado durante sua apresentação no CTEM

Essa foi a primeira vez que a acadêmica Kamilly Dourado, do 2º período de Medicina/Câmpus Augustinópolis, participou do evento. “Foi o meu primeiro congresso em que pude apresentar um trabalho. Foi de grande aprendizado e conhecimento poder apresentar e ouvir temas atuais de grande relevância. Pude levar um trabalho sobre plantas medicinais, que é um tema muito presente e forte na nossa região do Norte do Tocantins. Aprendi muito com as palestras e com a experiência prática do minicurso”, compartilhou.

O encanto pelas experiências proporcionadas pela participação no congresso não muda mesmo para quem já participou outras vezes, como a acadêmica Rebecca Prates, do 7º período de Medicina/Câmpus Augustinópolis. “Essa é a minha terceira vez participando do Congresso Tocantinense de Escolas Médicas e posso dizer, com certeza, que só vivi coisas maravilhosas.” Rebecca destacou ainda que essa é uma oportunidade única de “conhecer e integrar com acadêmicos de outras universidades”, o que possibilita o contato com futuros colegas de trabalho, que, como disse, “estarão comigo lá na frente atuando como médicos aqui no estado.”

Acadêmica Rebecca Prates durante apresentação de trabalho no CTEM

Além disso, ressaltou a importância de “enriquecer o currículo acadêmico com apresentações de trabalhos desenvolvidos aqui no Bico do Papagaio”, pois isso não só leva o nome da universidade e da região, mas também “mostra que estamos produzindo grandes projetos por aqui”, concluiu.

Para o coordenador de Medicina, Arthur Barros, “participar de eventos acadêmicos e apresentar trabalhos é fundamental para o crescimento profissional dos nossos estudantes. Além de enriquecer o aprendizado, essas experiências ampliam o networking, estimulam a troca de conhecimentos e colocam nossos alunos em contato com as inovações da área médica, fortalecendo sua formação e compromisso com a excelência”, opinou.

Acadêmicos de Medicina da Unitins juntamente com palestrante do evento

(DICOM UNITINS)

-- Publicidade --