Acadêmicos de Pedagogia são apresentados às escolas para início do estágio supervisionado em Araguatins

quarta-feira, 18 de setembro de 2024 às 09:16
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Os acadêmicos foram apresentados nas escolas onde irão atuar durante o estágio supervisionado (Foto: Arquivo Pessoal)

ARAGUATINS – O estágio supervisionado muitas vezes é um desafio para acadêmicos e professores. Este é um dos momentos em que os alunos vão colocar em prática tudo aquilo que foi visto e desenvolvido em sala de aula. Conforme o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia (PPC/Pedagogia), o estágio curricular deve garantir aos graduandos experiências de exercício profissional em ambientes escolares que ampliem e fortaleçam atitudes éticas, conhecimentos e competências que envolvem observação, participação, planejamento e regência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Com o objetivo de aproximar os estudantes do campo de atuação, a coordenação do curso de Pedagogia e os docentes responsáveis por acompanhar os serviços desempenhados no estágio supervisionado fizeram a apresentação dos alunos nas escolas onde irão atuar. Neste semestre, 26 acadêmicos do 8º período e 16 do 6º período vão passar pela experiência do estágio nas disciplinas Estágio Supervisionado II: ensino fundamental/séries iniciais, ministrada pela professora Eliania Pereira Pinheiro, e Estágio Supervisionado IV: gestão escolar, ministrada pelo professor Raimundo Carvalho Moura Filho.

A apresentação foi acompanhada pelos professores e coordenação do curso de Pedagogia
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A acadêmica do 6º período Nalanda Vitória Soares da Silva afirma que a expectativa para esta fase do estágio supervisionado é enriquecer o aprendizado teórico e proporcionar uma compreensão mais profunda das dinâmicas escolares, das interações entre professores, alunos e a comunidade escolar. Para ela, esta etapa é muito importante, pois “é possível ver a interdependência da teoria e da prática, além disso, proporciona ao estudante a experiência de vivenciar de perto a realidade escolar e consequentemente nos dar uma visão mais ampla sobre a profissão escolhida. A apresentação formal acompanhada da professora de estágio garante uma maior receptividade e acolhimento da escola, e nos proporciona uma certa segurança, eu me senti bem abraçada e muito mais à vontade”.

Para o professor Raimundo Carvalho Moura Filho, o principal resultado do estágio é formar profissionais críticos e reflexivos, capazes de articular teoria e prática de forma integrada e consciente. “Espero que o estágio permita aos futuros professores enxergarem a escola pública como um espaço de aprendizado significativo e de transformação social. Além disso, que o processo estimule o questionamento e a proposição de intervenções pedagógicas que respondam às demandas sociais e promovam uma educação mais justa e inclusiva. O estágio é fundamental na formação dos futuros professores, porque é o momento em que teoria e prática se encontram de maneira concreta. Ele vai além de ser apenas um componente curricular; é um espaço onde podemos testar, refletir e reconstruir nossas próprias ideias sobre a educação. Acredito que, como Pimenta e Lima (2012) destacam o estágio deve ser entendido como uma oportunidade para o professor em formação agir como um intelectual crítico, capaz de investigar e questionar as práticas pedagógicas existentes nas escolas. Essa vivência nos desafia a ir além da simples aplicação de técnicas, fazendo-nos pensar sobre o sentido do nosso trabalho na escola pública e a nossa responsabilidade em transformar a realidade educacional”, explica o professor.

Esta é a primeira etapa para iniciar os estágios curriculares 2024

Neste semestre os acadêmicos irão atuar em oito escolas entre as cidades de Araguatins/TO, São Bento/TO e Augustinópolis/TO.

A diretora da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Nair Duarte, Diana Celma dos Santos Barbosa, afirma que a atuação dos estudantes no estágio supervisionado contribui muito no aprendizado dos alunos. “O campo de estágio é uma janela para a docência. Quanto mais intimidade o acadêmico tem com esse universo, mais próximo ele fica de se tornar um profissional de sucesso, pois conhece de perto o seu futuro campo de atuação. Consequentemente, os alunos que são atendidos por eles, recebem suporte e atenção têm mais chances de entender os conteúdos e se aproximar da aprendizagem”. A diretora menciona ainda que este primeiro contato do graduando com a escola é essencial para a imersão no estágio.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Irene Carneiro, completa que o estágio representa uma etapa essencial na formação dos acadêmicos do curso de Pedagogia, pois é um momento de grande importância para a consolidação da teoria e da prática. “Durante essa fase, os acadêmicos têm a oportunidade de associar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso com a realidade do ambiente escolar, preparando-se de maneira mais eficaz para os desafios futuros enquanto profissionais da educação. Assim, o estágio não é apenas uma etapa obrigatória do curso, mas um componente fundamental que marca a transição de aprendizes para o de profissionais atuantes no campo da educação, contribuindo significativamente para sua formação integral e para o impacto positivo que terão em suas futuras carreiras”.

(DICOM UNITINS)

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