ARAGUATINS – A sala de aula é o futuro campo de atuação dos professores que estão em formação. Para aproximar os alunos das práticas pedagógicas, são desenvolvidas atividades, programas, estágios e outras ações. Com esse objetivo de expandir conhecimentos e aprender com a prática, os acadêmicos do 4º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) participaram entre os dias 10 e 11 de setembro de uma formação realizada no município de Araguatins/TO, que faz parte do programa Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada.
Os acadêmicos do curso foram incentivados a participar do programa pelo professor de Pedagogia Jorlan Lima Oliveira, que ministra a disciplina de Planejamento e Avaliação da Aprendizagem. Segundo o professor, a intenção é ampliar os conhecimentos teóricos vivenciados durante a disciplina e estimular a participação dos estudantes nos espaços educacionais desde os primeiros períodos.
Para a acadêmica Leida Domingos Medrado, participar do programa é uma experiência prazerosa e motivadora, pois durante o curso ela compreende a importância da alfabetização no ensino fundamental para as crianças. Além disso, a acadêmica enfatiza que “ações como essas nos revelam o quanto podemos aprender e ensinar ao mesmo tempo. Em cada formação, um aprendizado, nos permitindo ser lapidados e aperfeiçoados com excelentes aprendizados e experiências de professores, profissionais na área da educação, onde os mesmos passaram pelo mesmo caminho que nós e hoje podem contribuir muito para o nosso sucesso, enriquecendo nosso conhecimento, com o próprio conhecimento, experiências e habilidades já adquiridas nessa jornada”.
O professor Jorlan Lima explica que a ação visa mostrar aos alunos o processo de formação continuada dos educadores. “A Unitins entende que o processo de ensino/aprendizagem deve ser dinâmico e que dialogue com as diversas instituições educacionais do município e Estado. Visando materializar esse entendimento, foi proporcionado a estes estudantes a experiência de vivenciar por dentro o processo de formação continuada dos professores dos municípios do Bico do Papagaio. Acredito que a iniciativa foi significativa e fortalecerá a sua continuidade na licenciatura. Além disso, gostaria de agradecer a Superintendência Regional de Educação (SRE/Araguatins) em nome da professora Dione Ferreira da Silva, formadora do curso, por proporcionar essa importante parceria e também a Secretaria Municipal de Educação (Semed)”, enfatizou o professor.
Ainda segundo a acadêmica Leida Domingos, o sentimento em participar do programa “é de gratidão em poder aprender com professores habilitados na área. Onde enriqueci e aprofundei meus conhecimentos para pôr em prática de acordo com a realidade e poder oferecer o melhor e assim contribuir no processo de aprendizado dos alunos e da nossa comunidade”, afirma a estudante.
Já a coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Irene Carneiro, enfatiza que a participação dos acadêmicos nesses dias de formação representa uma oportunidade única e significativa. “Esse envolvimento permite que eles apliquem os conhecimentos teóricos adquiridos na disciplina de Planejamento e Avaliação da Aprendizagem em um contexto real. A experiência proporciona uma compreensão mais aprofundada de como as estratégias e metodologias discutidas em sala de aula são implementadas no ambiente escolar, tornando a teoria mais concreta e relevante. Dessa forma, a experiência ganha em concretude e relevância, beneficiando tanto os acadêmicos quanto a comunidade escolar”, comenta a coordenadora.
Sobre o programa
O programa Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada tem o objetivo de alfabetizar todas as crianças das escolas públicas tocantinenses até o final do 2° ano do ensino fundamental. A ação une esforços entre os governos federal, estadual e os 139 municípios. O programa conta com a colaboração técnica e financeira do Ministério da Educação (MEC) e integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. [
Entre as estratégias previstas estão a oferta de formação continuada para os profissionais, a concessão de bolsas para articuladores e formadores, a entrega de material estruturado para professores e estudantes, além de premiação para boas práticas. Serão investidos R$ 8 milhões para atender mais de 56 mil estudantes e 2 mil professores do 1° e do 2° ano do ensino fundamental e 1.300 professores do 5° ano do ensino fundamental. Na educação infantil/pré-escola, serão beneficiadas 22 mil crianças e cerca de 2.300 professores.
(DICOM UNITINS)