Araguatins: Investimento em setores produtivos garante formação voltada para a prática profissional

sexta-feira, 14 de março de 2025 às 17:07
193 Visualizações
Com a aplicação de mais de R$ 475 mil na aquisição de insumos e melhorias estruturais dos setores produtos, IFTO de Araguatins reforça compromisso com educação alinhada com o mundo do trabalho. – Foto: Divulgação

ARAGUATINS – Seguindo o diferencial de ofertar cursos de formação com foco no mercado e na prática profissional, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) investe continuamente na aquisição de insumos e equipamentos para seus laboratórios e setores produtivos. Desta vez, a unidade de Araguatins investiu mais de R$ 475 mil na aquisição de insumos agropecuários, manutenção e melhoria da infraestrutura dos setores de produção do campus.

O processo licitatório possibilitou a aquisição de diversos animais, incluindo 200 pintainhas (crias de galinha que ainda não têm penas) de corte e 400 pintainhas de postura, além de alevinos (nome dado aos peixes recém eclodidos dos ovos), que são fundamentais para as aulas práticas nas áreas de avicultura e piscicultura. A reforma das pastagens está entre as melhorias, assim como, a aquisição de medicamentos veterinários, rações, sementes e adubos e a contratação de horas de trator para a revitalização das áreas destinadas à pecuária.

Publicidade

Esses são alguns exemplos da aplicação dos investimentos, que agora estão à disposição para a realização das aulas práticas, garantindo um ensino cada vez mais dinâmico e eficaz, em que estudantes dos cursos de nível médio e superior possam vivenciar experiências reais de manejo, nutrição e produção animal, por exemplo. Como resultado, o ensino teórico é fortalecido com os conceitos vistos em sala de aula durante as atividades práticas, essenciais à formação profissional de qualidade.

A estudante Laryssa Melo, que está no 3º período do curso de Medicina Veterinária, entende a importância dos setores produtivos para seu processo de aprendizagem. Ela já conhece bem o campus, pois é egressa do curso técnico integrado ao ensino médio em Agropecuária, e atua voluntariamente no setor de Zootecnia, junto com outros cinco estudantes. A estudante enfatiza que os setores produtivos desempenham um papel fundamental na formação. “Esses setores não apenas nos permitem aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, mas também nos oferecem experiências reais e valiosas no manejo e cuidados com os animais”, afirmou, citando como exemplo o setor em que colabora, que possibilita a prática da área da bovinocultura de leite e corte.

Ensino voltado para o mercado e o mundo do trabalho

Laryssa é um dos exemplos de como a formação integrada entre teoria e prática permitem que os estudantes tenham uma formação de excelência, oportunizando que, ao concluírem seu percurso formativo, estejam preparados para atuar no mercado de trabalho com capacidades para enfrentarem o cenário cada vez mais competitivo. “As experiências que temos são essenciais para nossa formação, proporcionando uma compreensão mais abrangente e prática do que estudamos”, disse a estudante.

O estudante André Luís, que está no último ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Agropecuária, tem uma visão clara da importância de uma formação que o prepare para o mundo do trabalho. Para ele, as aulas práticas cumprem o objetivo de facilitar a absorção e assimilação dos conteúdos ministrados dentro de salas de aula. “Elas auxiliam na formação profissional, proporcionando experiência prática já durante o curso, aprimorando habilidades, reforçando teorias, estimulando pensamento crítico, desenvolvendo competências, promovendo interação, incentivando a criatividade, simulando a realidade da profissão, fortalecendo o aprendizado, aproximando prática e teoria e preparando para desafios futuros que serão enfrentados no mercado de trabalho”, detalhou de maneira articulada o estudante, que está à frente do Grêmio Estudantil.

As benfeitorias já refletem nas atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas na unidade, aumentando ainda mais a qualidade no ensino oferecido aos estudantes, como é reforçado pelos próprios estudantes.

Setores produtivos retornam benefícios para a unidade

Com uma estrutura que se assemelha a uma grande fazenda, o IFTO de Araguatins reafirma sua vocação como um polo de ensino agropecuário no Tocantins, promovendo educação, inovação e desenvolvimento sustentável. Entre todos os aspectos positivos no percurso formativo elencados acima, o funcionamento adequado dos setores produtivos promove, ainda, benefícios para a própria unidade e sua comunidade. O abastecimento do refeitório do campus é um exemplo disso. Diariamente, são servidas mais de 500 refeições, que são preparadas no próprio campus com aquilo que é produzido durante as aulas.

O coordenador de Produção do Campus Araguatins. Maxuel Machado, destaca a importância desse processo em cadeia. “Os produtos oriundos dessas atividades contribuem para a sustentabilidade da unidade e promove uma alimentação de qualidade para a comunidade acadêmica”, completou. Ele acrescentou, ainda, que o excedente de frutas, carnes, queijos, doces e verduras é comercializado no Posto de Vendas na unidade e gera receita para o campus. “Entre todas as vantagens, nós possibilitamos, ainda, a servidores, colaboradores e toda a comunidade externa a aquisição de alimentos de alta qualidade, produzidos por nossos próprios estudantes”, destacou o coordenador dos setores produtivos.

O diretor-geral do Campus Araguatins, Claudio Galvão, relaciona os investimentos com o compromisso da instituição na oferta de ensino técnico e superior de excelência. “Nosso campus é um verdadeiro laboratório a céu aberto, onde os estudantes têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula de maneira prática e inovadora. Esses investimentos refletem nossa missão de oferecer uma formação cada vez mais qualificada e alinhada às necessidades do setor produtivo”, destacou.

(Com informações e colaboração da coordenadora de Comunicação e Eventos do Campus Araguatins, Aline Correia)

-- Publicidade --