Araguatins: Parceria entre Unitins e Escola Estadual impulsiona pesquisa científica e dá voz à criatividade estudantil

sexta-feira, 24 de outubro de 2025 às 14:22
449
Os projetos foram apresentados em reunião com professores e alunos no auditório da escola (Fotos: Cyarla Barbosa/Dicom Unitins)

ARAGUATINS – A parceria entre o Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) com a Escola Estadual de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho vai desenvolver projetos que fazem parte do edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio da Universidade Estadual do Tocantins (PIBIC-EM). As ações visam estimular e incentivar a produção de trabalhos científicos com alunos do ensino médio, acadêmicos e docentes da Unitins.

Os projetos oferecem aos estudantes do ensino médio bolsas mensais de iniciação científica no valor de R$ 300. Para o Câmpus Araguatins, havia disponibilidade de cinco bolsas e todas foram preenchidas pelos estudantes, cada um em seus respectivos projetos, que serão desenvolvidos pelas docentes da Unitins, Eliania Pereira Pinheiro e Luzinete Pereira de Sousa.

Publicidade

As docentes irão elaborar atividades voltadas para as Ciências Agrárias e Ciências Biológicas, desenvolvidas pela professora, Eliania Pinheiro, com os temas “Viveiro escolar como ferramenta educativa para a promoção da sustentabilidade e educação ambiental”, “Pomar escolar: solução verde para as mudanças climáticas e alimentação sustentável” e “Cultivando saberes e colhendo saúde: educação ambiental e alimentação sustentável”.

Já a professora Luzinete Pereira terá como foco projetos na área de Ciências Humanas com os temas, “Equidade de gênero na escola de tempo integral” e “Respeito e diversidade: caminhos possíveis na construção de protocolos escolares”. Além dessas propostas, a parceria entre as instituições também irá levar aos estudantes do ensino médio com apoio de acadêmicos o “I Concurso de Redação e Desenho com o tema, “Raízes de resistência: vozes que inspiram justiça social no Tocantins”, uma proposta que convida os alunos a mergulhar na história, cultura e lutas sociais que moldam o Estado.

Participaram do momento o diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes e as docentes da Unintins, Eliania Pinheiro e Luzinete Pereira

A docente da Unitins, Mayara Landim de Oliveira irá ministrar quatro aulas que acontecem todas às terças-feiras. A professora e acadêmicos do curso de Letras também serão responsáveis pela correção das redações. Os estudantes que participarem do concurso de redação vão receber premiações. Um valor de R$ 5 mil foi destinado ao projeto e será dividido entre as vinte e duas turmas da unidade escolar organizada conforme cada série, desde o 6º ano do Ensino Fundamental até a 3º série do Ensino Médio e Ciclo Avança Mais. Serão premiados os trabalhos classificados nos três primeiros lugares de cada categoria de redação e desenho.

“É uma grande alegria estar na educação básica e no ensino superior e ter a possibilidade de realizar a orientação e o desenvolvimento dos projetos de iniciação científica no ensino médio. Os projetos na área de Ciências Humanas vão ao encontro de necessidades reais que precisam de uma reflexão diferenciada para que possamos pensar uma educação cada vez mais justa e equânime, capaz de oportunizar a todos um espaço de acolhimento e permanência. Pretendemos desenvolver estudos que possam subsidiar nosso trabalho junto ao desenvolvimento de cartilhas com mapeamento e elaboração de protocolos escolares, além dos relatórios científicos com dados sobre como as violências são manifestadas no contexto escolar, em especial em relação às temáticas de gênero e étnico raciais. Esperamos fortalecer as práticas inclusivas, realizar a sensibilização da comunidade escolar e acadêmica com vistas à promoção da cultura de paz por meio da divulgação das pesquisas realizadas. Sem dúvida, colocar em prática a pesquisa científica, desde a educação básica, irá estimular ainda mais nossos estudantes para os caminhos da pesquisa e também despertar o interesse na educação superior, mostrando a cada um de que forma podemos responder aos problemas da nossa sociedade”, afirmou a docente da Unitins e uma das responsáveis pelos projetos, Luzinete Pereira.

Entre as metas das ações está o cultivo de um pomar escolar que será produzido por meio de atividades voltadas às Ciências Agrárias e Ciências Biológicas. “Esses projetos serão desenvolvidos na ETI Professora Oneide da Cruz Mousinho, por meio do PIBIC-EM do CNPq, em parceria com a Unitins. O objetivo é implantar um pomar escolar para promover a alimentação sustentável, além da criação de um viveiro destinado à produção de mudas para doação à comunidade. A iniciativa visa contribuir para a mitigação das mudanças climáticas, fomentar a sustentabilidade e fortalecer a conscientização ecológica entre os estudantes e a população local”, comentou a docente da Unitins, Eliania Pinheiro.

Apresentação dos alunos que irão fazer parte dos projetos na área de Ciências Humanas com a professora Luzinete Pereira

“O Câmpus Araguatins tem grande satisfação em firmar essa parceria com a ETI Professora Oneide da Cruz Mousinho. A iniciativa fortalece o vínculo entre o ensino médio e o superior, incentivando a iniciação científica desde cedo. Por meio do PIBIC-EM, promovemos a troca de saberes e o despertar para a pesquisa. Essa união reforça o papel da Unitins na formação cidadã e no desenvolvimento regional. Estamos construindo juntos, uma cultura científica que transforma realidades”, comemorou o diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes.

Para o diretor da ETI Professora Oneide da Cruz Mousinho, Juliano Laurindo Cardoso, “os projetos Concurso de Redação/Desenho e Letramento/Cidadania, desenvolvidos pelas professoras Luzinete Pereira e Eliania Pinheiro, fortalecem a leitura, a escrita, a criatividade e o senso crítico dos estudantes da escola. Essas ações incentivam o protagonismo e a formação cidadã. A parceria com a Unitins enriquece o trabalho pedagógico promovendo a integração entre escola e universidade e reafirmando o compromisso com uma educação pública de qualidade e transformadora”, mencionou o diretor ETI Professora Oneide da Cruz Mousinho, Juliano Laurindo Cardoso.

A equipe de professores da escola também está envolvida nos projetos. Segundo eles, a implementação das ações ira melhorar e estimular o desempenho dos estudantes. “Os projetos são de grande importância e impacto para a escola. Eles irão melhorar o aprendizado dos alunos, o uso dos espaços escolares, vão trazer ajuda financeira, e qualidade nas relações interpessoais dos mesmos. O concurso de redação e desenho visa, entre outras coisas, incentivar a produção textual e a leitura dos estudantes, além de focar em temas e problemas sociais com impacto na sociedade”, comentou o professor de História e Projeto de Vida, Lucas César Ferraz.

Apresentação dos alunos que irão fazer parte dos projetos na área de Ciências Agrárias e Biológicas com a professora Eliania Pinheiro

“Graças ao vínculo das professoras com a escola e a universidade, os projetos de extensão têm se desenvolvido de forma mais efetiva, tornando o espaço escolar ainda mais propício tanto para o desenvolvimento dos docentes em formação, acadêmicos, quanto para os nossos alunos, que terão um novo horizonte ao adentrarem no ambiente de pesquisa. Neste caso, refiro-me aos estudantes que irão fazer parte do Programa de Iniciação Científica. Vejo também com muito entusiasmo o concurso de redação que será desenvolvido na escola, pois ele aproxima nossos alunos de temáticas que muitas vezes são tratadas como tabu, mas que, na realidade, estimulam o desenvolvimento do senso crítico e trazem uma perspectiva mais realista sobre o espaço socioeconômico em que estamos inseridos aqui no Bico do Papagaio”, afirmou o professor Artur de Araújo Rocha.

“Acredito que esse projeto é muito importante, pois abrirá portas para os estudantes entenderem a universidade, garantindo oportunidades profissionais e acadêmicas para estes. Além disso, a parceria entre a Unitins e a escola é de extrema importância, já que muitos estudantes poderão se encantar com o que é desenvolvido dentro das universidades, podemos abrir portas para que eles vejam além da sala de aula das escolas”, declarou a professora Ana Clara.

Professores que farão parte da equipe do I Concurso de Redação com o diretor da escola e Câmpus Araguatins

Já para os estudantes da ETI Professora Oneide da Cruz Mousinho, os projetos serão fundamentais para o processo de aprendizagem dentro da escola. “Eu acho esses projetos muito importantes, porque nós vamos aprender de um jeito diferente, mais prático. Estou na equipe do ‘Viveiro Escola’, acredito que vamos entender melhor como pequenas atitudes ajudam o meio ambiente e fazem diferença na escola e na comunidade. Já o concurso de redação é uma forma legal de mostrarmos o que pensamos e aprendemos com essas ações”, afirmou a estudante da 2ª série, Juliana de Sousa Santos.

“É com grande entusiasmo que falo sobre o nosso projeto PIBIC-EM e o Concurso de Redação e Desenho que acontecerá na nossa escola. Este projeto é uma oportunidade incrível para que possamos explorar nossas habilidades e aprofundar determinados conhecimentos em diversas áreas do saber. Além disso, o concurso de redação e desenho organizado pelas professoras Luzinete Pereira e Eliania Pinheiro promete ser uma experiência enriquecedora que irá despertar a imaginação dos estudantes ao ganhar vida nas páginas, seja por meio da escrita ou da arte. Estamos ansiosos para ver os trabalhos brilhantes que nós, estudantes, vamos produzir. Que essa experiência seja uma oportunidade de aprendizado e crescimento para todos. Muito obrigado, que possamos trabalhar juntos obtendo bons resultados tanto para o meio científico, quanto social e intelectual”, declarou o aluno da ETI Professora Oneide da Cruz Mousinho Gian Lucas Ribeiro de Sousa.

(DICOM UNITINS)

-- Publicidade --