Augustinopolina conquista o título de doutora pela Universidade Federal de São Paulo

terça-feira, 21 de janeiro de 2025 às 18:25
355 Visualizações
Defesa da tese do doutorado aconteceu em videoconferência. – Foto: Arquivo Pessoal

AUGUSTINÓPOLIS – Janayna Araújo Viana, augustinopolina, que completa 34 anos nesta terça-feira, 21, acaba de realizar nas suas palavras, “um sonho”, ela conquistou nesta segunda-feira, 20 de janeiro, o título de Doutora em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (Campus Guarulho-SP).

O trabalho tem como título “Descobertas, enfrentamentos, transformações e perspectivas de adolescentes/jovens transexuais/com variabilidade de gênero”, foi orientado pela Professora Doutora Maria Sylvia de Souza Vitalle. A tese de doutorado de Janayna Araújo Viana, foi avaliada por uma banca examinadora formada pelas professoras doutoras: Professora Doutora Maria Sylvia de Souza Vitalle, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Orientadora; Professora Doutora Tânia Aiello Vaisberg, Universidade de São Paulo (USP); Professora Doutora Darlene Teixeira Castro, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS); Professora Doutora Mércia Lamenha Medeiros, Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Professora Doutora Denise de Micheli, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Janayna Araújo Viana durante a defesa da sua tese de doutorado em videoconferência. – Foto: Arquivo Pessoal
Publicidade

“O doutorado sempre foi um sonho e eu estou muito feliz, pois, Deus me permitiu a graça de realizá-lo. Dedico essa conquista a minha Mamãe Maria José Soares de Araújo e sou infinitamente agradecida a minha orientadora Professora Doutora Maria Sylvia de Souza Vitalle por ter me conduzido ao longo desses anos. Agradeço a minha família que está sempre ao meu lado me impulsionando para o alcance das minhas conquistas. O meu desejo é que muitos outros jovens tenham essa oportunidade e que contribuam para o crescimento do nosso Tocantins”, falou ao Portal Voz do Bico, a doutora Janayna Araújo Viana.

A realização dessa pesquisa consistiu nas perspectivas da vida de adolescentes e jovens transexuais/com variabilidade de gênero. Estudar as suas histórias, as suas dores e seus enfrentamentos em relação à opressão, preconceito, bullying e violência sexual são aspectos que afetam estas pessoas que sofrem de estresse de minorias foi uma experiência profunda com relação à transexualidade na adolescência, de modo que, se debruçar sobre os estudo da fase da adolescência requer atenção, concentração e sensibilidade para compreender as características próprias desta faixa etária e todas as suas nuances relacionadas a sexualidade e no que diz respeito a orientação sexual e a identidade de gênero. Torna-se importante enfatizar que esse estudo compôs a história de adolescentes e jovens transexuais/com variabilidade de gênero provenientes do Estados do Tocantins, Pará, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo. Além, trata-se de uma pesquisa que em parte foi institucionalizada na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e fundamentada na sua totalidade na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Diante disso, a realização dessa pesquisa mostrou a necessidade da aplicabilidade de políticas públicas em saúde, educação e segurança pública a todos os adolescentes, de modo que estudantes, pesquisadores e profissionais das diversas áreas de conhecimento estejam direcionamentos na efetividade de ações e estratégias no cuidado, proteção e reabilitação de adolescentes.

Autoras
Maria Sylvia de Souza Vitalle
Janayna Araújo Viana

(Redação Voz do Bico)

-- Publicidade --