Augustinópolis: Professor da Unitins é aprovado em seleção para doutorado em Desenvolvimento Regional pela UFT

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024 às 07:23
125 Visualizações
Luís Gonzaga da Silva Neto irá fazer doutorado em Desenvolvimento Regional na UFT. – Foto: Divulgação/ Unitins

AUGUSTINÓPOLIS – O professor Luís Gonzaga da Silva Neto, do Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), conquistou a aprovação em 6º lugar no processo seletivo para o Doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A seleção foi altamente concorrida, com 55 candidatos disputando apenas 11 vagas.

O processo seletivo foi composto por duas etapas rigorosas. Na primeira, de caráter eliminatório, os candidatos passaram por análise do currículo Lattes e provas de língua estrangeira, com questões em inglês e espanhol. Já a segunda etapa, eliminatória e classificatória, consistiu em uma prova oral para a defesa do projeto de pesquisa.

Publicidade

O professor Luís Gonzaga apresentou o projeto intitulado “Governança e Cidadania Digital: a aplicabilidade da justiça restaurativa nas delegacias de polícia no Estado do Tocantins”. A pesquisa propõe analisar a implementação da metodologia de justiça restaurativa na fase pré-processual como uma forma de desafogar as delegacias de polícia, além de promover a resolução de conflitos sociais desde a origem. O objetivo central é evitar a instauração de procedimentos investigatórios e processos judiciais desnecessários, promovendo uma abordagem inovadora e eficiente no sistema de justiça.

“Estou muito feliz por ser aprovado na seleção de doutorado em Desenvolvimento Regional pela UFT, especialmente pelo tema da pesquisa, que aborda uma visão moderna da polícia judiciária, ampliando seus horizontes de atuação, tendo sempre como principal fim a resolução de conflitos sociais”, destacou o professor Luís Gonzaga.

A aprovação reflete o comprometimento do docente com a pesquisa acadêmica e sua contribuição para questões fundamentais do desenvolvimento regional, alinhadas ao papel da Unitins em formar profissionais e fomentar soluções para os desafios do Tocantins.

(DICOM UNITINS)

-- Publicidade --