Câmpus Araguatins entrega 33 novos profissionais formados dos cursos de Letras e Pedagogia

sábado, 15 de fevereiro de 2025 às 09:00
119 Visualizações
A solenidade contou com a presença do reitor professor Augusto Rezende (Fotos: Nonato Silva/Dicom Unitins)

ARAGUATINS – Na noite da última quinta-feira, 13, ocorreu a Colação de Grau dos 33 formandos dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Araguatins. O momento aconteceu no auditório da Escola de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho e contou com a presença de familiares, amigos, docentes da Unitins e comunidade acadêmica.

A solenidade marcou o início de uma nova trajetória para os agora egressos da universidade. A mesa diretiva da sessão solene foi presidida pelo reitor professor Augusto Rezende; diretor do Câmpus Araguatins Sérgio Mendes; coordenadora do curso de Letras, professora Ágata Cristina; e pela coordenadora do curso de Pedagogia, professora Ana Irene Carneiro.

Publicidade

Com a conclusão da graduação, os licenciados em Letras e Pedagogia alcançaram o tão sonhado Ensino Superior e agora podem se tornar educadores. A egressa Jamille Simões, 21 anos, foi a escolhida para fazer o juramento representando os formandos de Pedagogia, ela afirma que está animada e confiante com a profissão.

“Na colação de grau da Unitins, senti uma imensa gratidão por tudo que vivemos até aqui. Este momento representa não apenas a conclusão de um ciclo acadêmico, mas também a materialização de sonhos e esforços coletivos. Agradeço profundamente os nossos professores, que foram fundamentais nessa jornada, pois mostraram dedicação e paixão e isso nos inspira a buscar sempre o melhor. Também sou grata às minhas colegas e amigos, com quem compartilhei momentos inesquecíveis e que tornaram essa experiência ainda mais rica. Estou animada para o futuro e confiante de que estamos prontos para enfrentar novos desafios e conquistar ainda mais”, afirmou a graduada.

Jamille é natural de Marabá, no estado do Pará, local onde sua família mora. Mãe da egressa, a autônoma Jocelma de Souza Silva comenta que a filha precisou sair da cidade de origem e ficar longe dos familiares para conseguir realizar um sonho. “Eu fico muito grata, pois foi um dia especial da formatura dela e fico muito feliz por vê-la realizando um sonho. Para isso, ela precisou sair da nossa cidade, deixou pai, mãe, avó para vir realizar este sonho em Araguatins”, conta Jocelma.

Formandos do curso de Pedagogia Câmpus Araguatins

“Que noite linda, a colação de grau é o momento mais importante da nossa trajetória acadêmica. Como disse no meu discurso fomos vitoriosos, foi dado mais um passo na minha vida e dos meus colegas. Colar grau tem um grande significado para mim, por isso que foi impossível não se emocionar, venho de uma família humilde, que por outro lado sempre me ensinou a correr atrás dos meus sonhos, tornei-me o primeiro da família a ter um curso superior, uma conquista de grande valia. Desistir nunca foi uma opção, agradeço a Deus e a minha família por tudo, e também aos meus amigos que sempre estiveram me apoiando e motivando nos momentos que precisei, muitas vezes foram minha segunda família, já que eu morava longe dos meus pais. Não tenho palavras para descrever essa noite mágica, agradeço a Unitins por ter contribuído com minha formação e proporcionar diversos momentos para minha vida acadêmica e crescimento enquanto futuro professor, obrigado por acreditar no ensino público e nos cursos de licenciaturas”, comemorou emocionado o egresso e orador do curso de Letras Francivaldo Souza.

O graduado de 26 anos é natural de São João do Carú, no estado do Maranhão, mas ainda pequeno foi levado para Palestina do Pará/PA, local onde seus pais e demais familiares moram. A irmã de Francivaldo, Maria Francilene Souza da Silva, representou a família do egresso na colação de grau. Maria conta que ver o irmão chegar tão longe é um momento de muita satisfação, alegria e um grande exemplo já que ela está no 7º período do curso de Letras na universidade.

“Desde criança, sempre fomos muito unidos e sempre sonhadores. Nossa brincadeira preferida era de professores. Os três irmãos, mesmo discutindo, eram alegres, cheios de esperança com um futuro brilhante. Saber que aquele sonho de criança bateu na porta do Francivaldo foi gratificante e agora mais ainda já que se tornou realidade. Nunca duvidei de sua capacidade e sei que ele vai longe. Voa alto meu passarinho, orgulho da pessoa que é, e que está se tornando. Saber que ele é o primeiro da família a se formar no Ensino Superior é gratificante. Francivaldo é um exemplo a seguir e um espelho para nossa família”, emocionada comemorou a irmã.

A coordenadora do curso de Letras, Ágata Cristina, fala que, apesar do pouco tempo que está na coordenação, ver os graduados concluírem esta etapa da vida é de aquecer o coração. “É curioso porque eu não acompanhei esses alunos nem como coordenadora, nem enquanto professora. Entretanto, a ocasião sempre emociona. Testemunhar os rostinhos felizes com a conquista que tiveram e, ao mesmo tempo, esperançosos quanto ao futuro deixa nosso coração quentinho. Espero, sobretudo, que nossos agora graduados tenham a noção da responsabilidade que têm com as próximas gerações e se comprometam com a constante busca por conhecimento”, comenta.

Coordenadora do curso de Pedagogia Ana Irene Carneiro e a egressa Wilka Midialla Mendes

Em consonância, a coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Irene Carneiro, também sentiu a emoção de presenciar um momento tão importante na vida dos egressos. “Esta solenidade foi um dia de imensa alegria e realização, pois testemunhamos a concretização de um sonho que foi construído com muito esforço, dedicação e superação. Ver nossos formandos e formandas colando grau é a maior recompensa para todos que acreditam no poder transformador da educação. A Pedagogia é uma profissão de compromisso e amor, e tenho certeza de que cada um irá levar esses valores para suas trajetórias, impactando vidas e construindo um futuro melhor. Parabenizo cada um por essa conquista e desejo que continuem sempre em busca do conhecimento e da excelência naquilo que escolheram fazer. Muito sucesso para todos”, celebra a coordenadora.

“É com imensa alegria e satisfação que celebramos esta noite tão especial para nossos graduados dos cursos de Letras e Pedagogia. Este momento simboliza não apenas a conclusão de uma etapa acadêmica, mas também o início de novas trajetórias profissionais, repletas de desafios e conquistas. Os egressos são a prova viva de que o conhecimento transforma vidas e impacta comunidades. Quero parabenizar cada um pela dedicação, resiliência e empenho ao longo dessa jornada. A Unitins tem orgulho de fazer parte dessa história e reafirma seu compromisso com a formação de profissionais qualificados e comprometidos com a educação. Sigam confiantes, pois o futuro que vocês construíram com tanto esforço está apenas começando. Parabéns”, comenta o diretor do Câmpus Araguatins Sérgio Mendes.

O sentimento do reitor Augusto Rezende não é diferente, ele afirma que acompanhar a trajetória dos acadêmicos que chegam a conclusão da graduação é gratificante e um momento de extrema alegria. “É com muita alegria que nós fechamos o ciclo de formaturas aqui no Bico do Papagaio. Mais de 180 jovens que estão entrando no mercado de trabalho por meio do acesso ao ensino superior. Aqui em Araguatins com a característica dos cursos ofertados nas licenciaturas, tanto Letras ou Pedagogia, nós temos a certeza da contribuição e responsabilidade da Unitins ao sistema de educação do estado do Tocantins que é formar jovens para atuar no processo de alfabetização, no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais e nas séries intermediárias. Então, é com esse dever cumprido que a gente encerra esse ciclo sabendo o valor e confirmando que a universidade tem sido buscada pela sociedade como instituição de qualidade, isso é resultado dos nossos vestibulares e também de toda formação”, declara.

Homenagens 

A solenidade também foi marcada por homenagens. Os acadêmicos convidaram as professoras Denyse Motta e Eliene Rodrigues para o momento. As homenageadas foram docentes na Unitins e acompanharam de perto a trajetória dos recém graduados em Letras. A professora Eliene Rodrigues esteve presente e a entrega da lembrança foi feita pela egressa Caroline Gomes Santos.

A homenagem ocorreu no final da solenidade

Os recém graduados em Pedagogia homenagearam as professoras Livia Maria Carvalho Cardoso e Ana Maria Freitas Dias. Elas também foram docentes da Unitins e puderam prestigiar de perto a alegria de ver os ex-alunos concluírem esta etapa da vida. A entrega dos presentes foi feita pelas pedagogas Maria Rafaela Silva Nascimento e Samira Souza Lima.

Egressas de Pedagogia com as professoras homenageadas Livia Maria Carvalho Cardoso e Ana Maria Freitas Dias

 

(DICOM UNITINS)

-- Publicidade --