Câmpus Araguatins recepciona calouros e veteranos para início do semestre 2025/1

sábado, 8 de fevereiro de 2025 às 08:39
150 Visualizações
Momento de participação de calouros e veteranos no Palco Aberto (Fotos: Cyarla Barbosa/Dicom Unitins)

ARAGUATINS – No Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) o ano letivo começou com muita alegria e emoção. Os calouros dos cursos de Letras e Pedagogia participaram de momentos que promoveram a integração e recepção para início do semestre 2025/1. De acordo com a Secretaria Acadêmica, o câmpus recebeu 21 acadêmicos de Letras e 35 estudantes de Pedagogia.

O retorno das atividades na universidade ocorreu de forma oficial nesta terça-feira, 4, e contou com atividades feitas pelo Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape) e uma ação do Coletivo de Cultura. Além disso na segunda-feira,3, acadêmicos e corpo administrativo puderam acompanhar a “Live Integração” que teve como tema “O acadêmico em foco: Unitins inspirando conquistas e transformando realidades”. Na oportunidade, foi organizado um espaço para que estudantes e servidores pudessem acompanhar a live na instituição.

Acadêmicos e servidores acompanharam a live na instituição
Publicidade

“É com imenso orgulho e satisfação que recebemos cada um dos calouros para início do semestre 2025/1, um período que já começou repleto de alegria e emoção aqui no Câmpus Araguatins. A nossa recente “Live Integração”, que destacou o tema “O acadêmico em foco: Unitins inspirando conquistas e transformando realidades”, juntamente com as dinâmicas acolhedoras promovidas pelo Nape e as atividades culturais do Coletivo de Cultura, evidenciam o compromisso da nossa instituição em proporcionar um ambiente de aprendizado dinâmico e inspirador, onde os 21 novos acadêmicos de Letras e 35 estudantes de Pedagogia, aprovados no vestibular, se sintam acolhidos e motivados a enfrentar os desafios da graduação, construindo juntos uma trajetória marcada pelo conhecimento, integração e transformações positivas”, comemorou o diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes.

Direção, coordenadores e servidores dão as boas-vindas aos calouros

A coordenadora do curso de Letras, Ágata Cristina desejou as boas vindas e afirmou que as expectativas são positivas para este semestre. “Foi animador ver tantos novos rostos no curso de Letras. Alguns dos nossos alunos vêm de municípios distantes e estão cheios de expectativas sobre o Ensino Superior, o que nos motiva a dar o nosso melhor. Também foi muito interessante ver os veteranos se organizando para recepcionar os calouros. A universidade precisa ser um espaço de acolhimento.”

“Com enorme satisfação dou as boas-vindas aos nossos 35 calouros de Pedagogia, que se juntam a nós neste início de semestre 2025/1, um momento marcado pela integração e pelo acolhimento, refletido nas atividades promovidas pelo Nape e no inspirador “Palco Aberto” do Coletivo de Cultura; essas iniciativas evidenciam nosso compromisso em transformar desafios em oportunidades e em criar um ambiente de aprendizado que valoriza tanto a experiência dos veteranos quanto a energia dos calouros, preparando cada um para trilhar uma jornada de conquistas e de transformação de realidades, onde o conhecimento e a paixão pelo ensino se unem para construir um futuro promissor”, comentou a coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Irene Carneiro.

Recepção dos calouros 

O primeiro dia de aula dos calouros, que ocorreu na terça-feira,4, foi diferente na nova casa. Os acadêmicos foram todos reunidos, participaram de dinâmicas promovidas pelo Nape e apresentados à direção, coordenadores dos cursos e demais servidores. A psicóloga Leidiane Viana e a assistente social Henna Gilsa, integrantes do Nape, promoveram um momento de reflexão e apresentação dos estudantes.

Na atividade, os calouros foram convidados a refletir sobre os motivos que os levaram a trilhar o caminho do Ensino Superior e quais eram as palavras e sentimentos que os mesmos traziam em suas bagagens. Também foram incentivados a conhecer o câmpus ao longo do curso e a vencer os desafios da nova graduação. No final da ação, os acadêmicos ganharam lembrancinhas com frases de apoio.

A psicóloga Leidiane Viana em dinâmica com as calouras de Letras e Pedagogia

De acordo com a psicóloga Leidiane Viana e a assistente social Henna Gilsa, a atividade vai além de uma simples recepção, mas foi uma ocasião para que os estudantes pudessem se sentir acolhidos e abraçados pela instituição. “O Nape celebra a chegada dos calouros ao Câmpus Araguatins, reafirmando nosso compromisso com o acolhimento e o apoio integral aos acadêmicos neste início de semestre. As dinâmicas que promovemos não apenas incentivaram a reflexão sobre os motivos e sentimentos que os trouxeram à universidade, mas também os convidaram a conhecer nosso câmpus, reconhecer os desafios da graduação e perceber que, a cada passo, estão abraçados por uma comunidade comprometida em transformar desafios em conquistas, promovendo um ambiente de aprendizado que valoriza tanto a integração quanto o desenvolvimento pessoal e acadêmico de cada um”, afirmaram as servidoras do Nape.

Ação Coletivo de Cultura 

Com o objetivo de animar e promover a interação, o Coletivo de Cultura da Unitins também realizou um momento entre os acadêmicos nesta terça-feira,4, a ação ocorreu na hora do intervalo. No pátio da universidade aconteceu mais uma edição do Palco Aberto, que tem o objetivo de promover a cultura, a música e a poesia entre os estudantes, além de proporcionar atividades fora da sala de aula e revelar talentos. Na apresentação, os acadêmicos veteranos fizeram apresentações de canto e recitação de poesias e apresentaram o Coletivo de Cultura para que os novos membros da casa pudessem fazer parte do movimento.

Momento de união entre a comunidade acadêmica promovido pelo Coletivo de Cultura do Câmpus Araguatins

“Pensamos em recepcionar os calouros com uma ação cultural para que, desde o início, eles pudessem não apenas enxergar a importância e a valorização que a universidade dá para todas as manifestações culturais, mas também experimentar a leveza do coletivo, o acolhimento e o ambiente aconchegante que será criado ali. O Palco Aberto, como projeto fixo do Coletivo de Cultura, visa não só proporcionar esses momentos, mas também encorajar os acadêmicos a descobrir e despertar os muitos talentos existentes em nosso câmpus. É lindo ver o comprometimento com a diversidade cultural e as trocas que nascem a partir desses momentos. Ter começado o ano letivo com esse espaço foi sensacional, que venham os próximos”, celebrou a acadêmica de Letras e membro do coletivo, Bianca Portilho.

(DICOM UNITINS)

-- Publicidade --