Colégio Estadual Joaquina Maria da Silva realiza visita à comunidade quilombola Carrapiché como parte do projeto “Poder Afro: Vidas Negras Importam

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024 às 16:08
175 Visualizações

O projeto inclui diversas atividades realizadas ao longo do ano, como palestras, rodas de conversa, apresentações culturais e estudos sobre o antirracismo. – Fotos: Divulgação

ESPERANTINA – No dia 5 de dezembro de 2024, o Colégio Estadual Joaquina Maria da Silva, localizado em Esperantina, Tocantins, promoveu uma visita à comunidade quilombola Carrapiché. A ação integrou o projeto “Poder Afro: Vidas Negras Importam”, desenvolvido pela escola para trabalhar a valorização da cultura afro-brasileira e o enfrentamento ao racismo no ambiente escolar.

Publicidade

A visita foi coordenada pela professora Cleucilene dos Santos Nunes, responsável pela área de Ciências Humanas, e contou com a participação de estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Durante a atividade, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história e os costumes da comunidade, refletindo sobre a importância da valorização das identidades negras e do diálogo sobre o racismo estrutural.

Segundo a professora Cleucilene dos Santos Nunes, o contato direto com a comunidade foi essencial para os alunos compreenderem a realidade vivida pelos quilombolas e suas contribuições históricas. “Levamos os alunos para verificar como é o modo de vida dessas pessoas, a sua cultura, suas lutas e dificuldades diárias. Foi um momento de aprendizado prático sobre a importância desse povo e da luta deles, que começou desde que o Brasil foi explorado pelos europeus e hoje, infelizmente, não tiveram muitos avanços no sentido de ter os seus direitos respeitados”, explicou.

Ela também ressaltou os resultados positivos do projeto, observando que a experiência teve um grande impacto nos jovens, que se tornaram mais integrados e conscientes. Cleucilene afirmou que, após as sensibilizações realizadas com a comunidade interna e externa, os estudantes demonstraram uma maior capacidade de se defender e combater questões relacionadas ao racismo. A professora enfatizou que o projeto está dando frutos, já que os alunos agora são capazes de discutir e agir contra o racismo de maneira mais consciente.

O projeto, que atende às diretrizes das Leis 10.639/2003 e 14.759/2023, inclui diversas atividades realizadas ao longo do ano, como palestras, rodas de conversa, apresentações culturais e estudos sobre o antirracismo. A visita à comunidade Carrapiché foi mais uma ação com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a promoção de uma convivência mais harmônica e inclusiva.

Ao final da visita, estudantes e professores registraram suas impressões sobre a experiência, que será compartilhada em um relatório final, previsto para ser apresentado em um evento escolar que encerra as atividades do projeto. A iniciativa reafirma o compromisso do colégio em promover a diversidade e o respeito às diferentes culturas no ambiente educacional.

Organização do evento: A visita foi realizada com o apoio da direção e dos coordenadores pedagógicos da escola, incluindo a diretora Beatriz de Oliveira Sousa de Menezes, os coordenadores Adão da Silva e Fagna de Oliveira Rodrigues, além dos professores, José Maria Silva Miranda Júnior, Rafael Teixeira Sousa e Valdeísa de Sousa Gomes. A coordenação da área de Ciências Humanas ficou sob a responsabilidade de Cleucilene dos Santos Nunes.

(Assessoria)

-- Publicidade --