AUGUSTINÓPOLIS – Terceira maior cidade do Bico do Papagaio, Augustinópolis, distante 627 km de Palmas, também é a terceira comarca da região a receber a comitiva liderada pela presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, nesta quarta-feira (11/9). O diálogo aberto e a integração com magistrados(as) e servidores(as) marcaram a visita do “Justiça Mais Próxima e Inovadora” à circunscrição judiciária.
Diante dos 34 servidores(as) e dos dois juízes que atuam na Comarca, a presidente do TJTO, de forma aberta e transparente, conversou com todos e respondeu a perguntas sobre assuntos diversos, a exemplo de indenizações, incorporações da Unidade Real de Valor (URV) aos vencimentos dos colaboradores do Judiciário e cessões.
Na oportunidade, a desembargadora apresentou ainda ações desenvolvidas durante sua gestão, cujas metas estão alinhadas ao Planejamento Estratégico do TJTO. Dentre os assuntos abordados estão: concursos de juiz substituto e de remoção, e implantação das centrais de processamento eletrônico em Araguaína (Norte) e Palmas (Central), projeto que inaugurou uma nova forma de trabalho no Judiciário tocantinense.
“O Poder Judiciário é único. Então, nós temos que trabalhar em equipe, temos que trabalhar unidos”, conclamou a desembargadora Etelvina Maria Sampaio. Ciente das dificuldades e da grande demanda existente na Justiça tocantinense, a desembargadora disse a todos(as) que é preciso avançar. “A gente tem que, realmente, buscar mudanças a cada dia para oferecer um serviço de qualidade ao(à) cidadão(ã)”, destacou, lembrando que muitos são resistentes à mudança, mas essa medida é necessária quando se busca melhorar o atendimento.
Sentimento de pertencimento
Nesse espírito de integração, a escrivã Neide Maria dos Santos, que trabalha na Comarca há 30 anos, considera esse momento proporcionado pela gestão necessário. “A gente precisa disso, precisa desse incentivo, precisa dessa motivação. A gente precisa sentir que faz parte também do Tribunal de Justiça, porque fica parecendo que a gente só faz parte da comarca”, disse a servidora.
“Tudo é Poder Judiciário, né? Então, essa integração é o reconhecimento de que a gente também é Judiciário e faz parte do Tribunal de Justiça”, complementou Neide, falando sobre a sua satisfação de poder participar desse encontro. A servidora ainda comemorou com a notícia da integralização dos projetos de qualidade de vida, que a partir de agora serão realizados também nas comarcas, como por exemplo as aulas de ginástica laboral.
Tanto o juiz Jefferson David Asevedo Ramos, diretor do fórum, como o magistrado Alan Ide Ribeiro da Silva, que também atua na Comarca, ressaltaram a importância desse momento em que todos puderam conversar abertamente com a presidente do TJTO.
.
Para o juiz Jefferson Ramos, a presença da presidente proporciona uma oportunidade de a comarca mostrar sua força e união, momento em que agradeceu a presença da desembargadora.
Além de Augustinópolis, a Comarca também compreende os distritos de Carrasco Bonito, Esperantina, Praia Norte, Sampaio e São Sebastião do Tocantins.
Judiciário formado por todos
Para entender que cada servidor representa o Poder Judiciário, a diretora de Comunicação do TJTO, Kézia Reis, falou sobre comunicação institucional, ocasião em que destacou a missão, visão e valores do Tribunal de Justiça. Também foram apresentados os canais de comunicação institucionais e, por meio de um episódio da Web série Justiça Seja Feita, um pouco do resultado do trabalho de cada um que atua no Judiciário, sob a perspectiva de quem recebe o serviço.
Segurança institucional
O tenente-coronel Ricardo Apolinário Carvalho, da Assessoria Militar do TJTO, trouxe as competências da Assessoria Militar e falou sobre medidas de segurança orgânica, que incluem segurança da informação, de pessoas, das instalações e patrimonial.
Presenças
Também fazem parte da comitiva do “Justiça Mais Próxima e Inovadora” que visitou a Comarca de Augustinópolis a diretora-geral Ana Carina Souto; a diretora de Gestão de Pessoas, Márcia Mesquita; a cogestora do programa SimplesTOC, Roberta Maciel; e o assessor militar do TJTO, coronel Jaizon Veras Barbosa.
(ASCOM TJTO)