O conteúdo foco é a educação voltada para a consciência da importância do negro para a construção e identidade da nação brasileira. – Fotos: Divulgação
AXIXÁ – A escola Municipal Padre Irton, em parceria com a SEMED e dos professores da unidade escolar, desenvolve neste dia 19 de novembro, terça-feira, o Projeto Consciência em alusão ao Dia 20 de novembro dia da Consciência Negra onde estarão sendo contemplada as disciplinas de Lingua Portuguesa, História, arte, projeto de vida, abordando o tema com muita criatividade através de palestras e aspectos da cultura africana como comidas, danças e vestimentas.
Será a primeira vez em que será comemorado o Dia da Consciência Negra como feriado nacional no Brasil. O projeto pretende favorecer o desenvolvimento da expressão corporal, oral e cultural dos alunos, através de momentos de interpretação, coreografias, músicas, poesias e a valorização estética negra, para ampliação dos conhecimentos e formação de hábitos e atitudes fundamentais nos valores éticos. Propões-se, ainda, dar a conhecer, através de demonstrações culturais, atividades teatrais e de interpretação aspectos importantes do contexto da escravidão negra, ressaltando os valores que impulsionaram formação identitária.
Com este conhecimento, vivenciar e valorizar a cultura negra através da música e da pintura como forma de identificação e resgate da autoestima dos alunos afrodescendentes. Através de atividades artísticas, busca desenvolver ações transformadoras, projetando o respeito como prática fundamental e essencial para mudar as pessoas e, consequentemente, a sociedade.
O conteúdo foco é a educação voltada para a consciência da importância do negro para a construção e identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito, desenvolvendo por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas nossas próprias raízes a herança biológica e cultural trazida pela influência africana.