Estudante cria grupo em aplicativo para orientar candidatos da zona rural a ingressarem no IFTO

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024 às 07:26
132 Visualizações
Foto: Divulgação

ARAGUATINS -Mesmo com a ampliação dos canais de comunicação, obter informações ainda é algo difícil para uma significativa parcela da sociedade brasileira, entre elas, aquela que vive na zona rural e possui renda baixa. Por acreditar que a educação pode proporcionar melhores condições de vida às pessoas, o estudante do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Araguatins Davi de Sousa Silva resolveu se voluntariar para auxiliar moradores da zona rural da região do Bico do Papagaio, no extremo norte do Tocantins, a se inscreverem no Vestibular iFTO 2025/1.

A realidade descrita acima é bem conhecida pelo estudante. Ele viveu boa parte da sua vida em um assentamento rural chamado Projeto de Assentamento (P.A.) Vinícius, localizado no município de São Bento do Tocantins. “Depois eu me mudei para a zona urbana, mas 13 anos da minha vida foi em assentamento rural. E tinha poucas oportunidades de estudar, estrutura precária, enfim… Por isso que eu entendo a situação dos meninos”, contou Davi.

Publicidade

Atualmente, ele está no 8º período do curso de Engenharia Agronômica no IFTO de Araguatins e deseja que, assim como ele, outros jovens tenham a oportunidade de ingressar na instituição e realizar um curso de graduação gratuito e de qualidade. Por meio do grupo “Notícias do Vestibular do IFTO”, criado no aplicativo WhatsApp, o estudante começou a disponibilizar informações e a orientar estudantes das escolas da zona rural da região do Bico de como se inscrever no vestibular.

Além disso, Davi disponibiliza materiais de estudo para que os candidatos possam se preparar para a prova do Vestibular. Para isso, ele conta com o apoio de servidores do IFTO – tanto do campus, como da Reitoria – e de servidores das escolas rurais da região. A coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Irmãos Filgueiras, Dalila Ferreira Macedo, localizado no município de São Bento do Tocantins, contou que a ajuda de Davi foi importante para efetivar a inscrição de estudantes da escola.

O contato dos estudantes da escola estadual com o IFTO foi meio de uma feira tecnológica, em que eles puderam conhecer um pouco do o IFTO oferece em termos de ensino, pesquisa e extensão. “Eu conheci o Instituto agora e eu me encantei! Achei muito lindo o trabalho dos estudantes lá. E eu escolhi para levar para essa feira justamente aqueles estudantes que nós tínhamos um trabalho de orientação pedagógica mais consistente e os levei para dar um incentivo”, contou a coordenadora.

Ela disse que a partir desse contato com o IFTO os estudantes se sentiram motivados a participar do Vestibular do IFTO e foi o momento em que o auxílio do Davi foi fundamental. Ele colaborou na realização de inscrições dos estudantes, orientou na solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição ou mesmo no pagamento da taxa para aqueles que não solicitaram a isenção, além de fornecer material de estudo para que os estudantes se preparem para a prova.

Dalila comemorou o êxito na inscrição dos estudantes do Colégio de São Bento e destacou o apoio do estudante do IFTO nesse feito. “O Davi me ajudou bastante e eu vejo o trabalho dele e acho muito legal, porque São Bento e os municípios da região precisam muito desse incentivo, sabe? A gente conseguiu muita inscrição aqui com esse olhar diferenciado de dar vida e ajudar os estudantes da zona rural, sabe? Eu acho muito importante esse trabalho”, completou a coordenadora pedagógica.

Davi comemorou a inscrição de mais de 30 candidatos que foram feitas ou orientadas por ele, por meio de contato presencial nas escolas rurais ou mesmo do grupo no WhatsApp. Os estudantes são de escolas de diferentes municípios da região do Bico do Papagaio, além de outros do Pará e Maranhão que fazem divisa com o Tocantins. Além disso, mais de 90 estudantes participam do grupo e recebem dicas e sugestões de estudo.

Colaboradores

O estudante contou que tem o apoio de muitos servidores da instituição, entre eles, destacou a colaboração de técnicos administrativos do IFTO que auxiliam nas orientações para inscrição no vestibular, como Aline Correia, que integra a comissão local do Vestibular, e diversos professores do IFTO, que fornecem materiais e dicas de estudo que são disponibilizados no grupo, entre eles o estudante destacou a colaboração da professora Luana Macêdo, do IFTO de Araguaína, e do professor Ilsamar Soares, que atua no IFTO de Araguatins.

Além desses colaboradores, as equipes diretivas das escolas da zona rural auxiliam no processo de divulgação do Vestibular em cada uma e em ações como visitas técnicas à instituição, na unidade de Araguatins.

(ASCOM IFTO-ARAGUATINS)

-- Publicidade --