IFTO realiza projeto sobre empreendedorismo juvenil

sexta-feira, 13 de maio de 2022 às 15:17
52 Visualizações
Workshop, oficina e tarde empreendedora fazem parte de suas ações. – Foto: Ascom IFTO/Araguatins

ARAGUATINS – Apresentar conceitos e provocar reflexões sobre o empreendedorismo juvenil, com essa intenção foi realizada a primeira atividade do projeto de ensino: Empreendedorismo Juvenil: um projeto de vida, na quarta-feira, 11, nos períodos vespertino e noturno, para os estudantes do 1 E do curso Técnico em Agropecuária e Licenciatura em Ciências Biológicas, na unidade de Araguatins do IFTO e no auditório do Sebrae, respectivamente.

A ação consistiu em um Workshop ministrado pela analista da agência do Sebrae de Araguatins, Juliana Masson Prediger, no qual foram abordados os temas: empreendedorismo social, empreendedorismo comportamental e projeto de vida. Além das exposições teóricas, o momento contou com a apresentação de vídeos e realização de dinâmica.

Publicidade

A estudante do 1 E do curso Técnico Agropecuária, Larissa Farias Araújo, demonstrou interesse durante todo o Workshop, e destacou o que mais conquistou sua atenção, no seu primeiro contato com o projeto. “Uma das coisas que me chamou bastante atenção, durante o Workshop, foi o Empreendedorismo Social, pois consegui observar que ele ajuda muitas pessoas, tanto as que trabalham por necessidade, quanto as que trabalham pela oportunidade”, disse a estudante. Larissa acredita que sua participação nas ações do projeto de ensino irá auxiliá-la na conquista de uma postura mais empreendedora, “futuramente poderei me ajudar e ajudar outras pessoas, no mercado de trabalho, realizando sonhos e transformando vidas”, acrescentou.

Para Luana Karen Ramos, estudante do curso de Licenciatura Ciências Biológicas, que participou do Workshop no período noturno, a ação promoveu aprendizagem. “Foi uma noite de bastante aprendizado para nós discentes, foram apresentados vários conceitos sobre o empreendedorismo/ empresário, e suas distinções. Sobre a temática discutida, aprendemos muito, pois um projeto de vida tem relevante importância na nossa carreira acadêmica e profissional”, disse a acadêmica.

Empreendedorismo Juvenil: um projeto de vida

O projeto é executado pela unidade de Araguatins do IFTO em parceria com a agência do Sebrae de Araguatins, sob a coordenação da professora do IFTO, Lucinalva Ferreira, tendo como participante o professor Jorlan Lima Oliveira, as bolsistas: Luana Karen Ramos Ferreira e Maiely Bueno Marinho e a voluntária Lannara Sabrine.

A professora Lucinalva Ferreira explica que o projeto de ensino tem como objetivo possibilitar que os estudantes de Agropecuária e Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus vivenciem práticas pedagógicas empreendedoras, por meio de mecanismos que promovam o acesso a novos conhecimentos técnicas e tecnológicos, assim como a ampliação de competências profissionais.

A analista da agência do Sebrae de Araguatins, Juliana Masson Prediger, reforça a importância do projeto ao afirmar que: “O projeto empreendedorismo juvenil: projeto de vida tem valor significativo para o rompimento dos “muros da escola” e acesso ao mundo do trabalho e à vida em suas relações com a realidade. O empreendedorismo no ambiente educacional deve possibilitar aos estudantes reflexões que os permitam alcançar o melhor que podem ser na individualidade e coletividade”.

As próximas atividades do projeto serão: oficinas e realização do evento: Tarde Empreendedora, com demonstração de pratos típicos preparados por empreendedores informais, artesanato e apresentações com músicos locais, na Praça dos Pioneiros, na Beira Rio de Araguatins.

(ASCOM IFTO-ARAGUATINS)

-- Publicidade --