II Feira Agroecológica é realizada em São Miguel com diversos subprodutos do coco babaçu

segunda-feira, 8 de novembro de 2021 às 11:54
Feira recebeu várias pessoas do município. Fotos: Assessoria.

SÃO MIGUEL – A II Feira Agroecológica aconteceu em São Miguel do Tocantins no último domingo, 7, com o apoio da prefeitura municipal. A feira é uma realização do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), organização de mulheres dos estados do Tocantins, Maranhão, Pará e Piauí.

Participaram da solenidade de abertura o prefeito Alberto Moreira, secretários municipais e líderes da comunidade. “Receber essa feira é muito gratificante, é muita alegria porque a gente sabe que aqui em São Miguel é uma área de babaçu e do babaçu foram criadas grandes famílias. A gente sabe da importância de manter essa cultura viva, esse babaçual livre para que as famílias tenham o seu sustento”, disse o prefeito.

Publicidade

A feira foi uma oportunidade para as quebradeiras de coco da região venderem os seus produtos oriundos do coco babaçu, como sabonetes, farinha, óleo e artigos de artesanato. “É a segunda feira que estamos fazendo, então é um dia muito especial. O babaçu é a renda de muitas famílias, sempre foi e sempre será”, disse Emília Alves da Silva Rodrigues, quebradeira de coco.

Na ocasião, também foi apresentada a campanha Babaçu Livre, que tem por objetivo valorizar os modos de vida das quebradeiras, o livre acesso aos babaçuais e o direito de viver em territórios livres, além da aprovação de novas leis do babaçu livre e o fortalecimento e a fiscalização de leis já existentes. O evento contou ainda com a entrega de mudas de Ypê pelas secretárias municipais de Meio Ambiente e Agricultura para o MIQC.

(Informações: Ascom)

-- Publicidade --