SAMPAIO – A Justiça Eleitoral ao analisar dados da pesquisa eleitoral do Instituto Skala, questionando margem de erro, mantém a validade dos dados.
O juiz da 21ª Zona Eleitoral, dr. Jefferson Davi Asevedo Rocha, decidiu que a pesquisa realizada em 13 de setembro, ainda com Maria Marques como candidata, segue válida e pode ser divulgada amplamente. Conforme os resultados, Agnom Gomes (Republicanos), e seu companheiro da chapa, Victor Furlan (PSDB) lideram a disputa pela prefeitura de Sampaio com 54,4 das intenções de voto.
Conforme o juiz escreve em sua decisão, a “estimativa de variância de 9,9% e a aplicação de uma correção para o tamanho finito da população, é uma prática estatística reconhecida e válida”. E acrescenta logo em seguida: “Após análise dos argumentos e cálculos apresentados pela empresa e considerando a metodologia detalhada utilizada, verifica-se que a margem de erro de aproximadamente 4,74% calculada durante a revisão do processo está em conformidade com as práticas estatísticas aceitas e próxima ao valor declarado pela empresa (4,54%)”.
Veja a decisão na íntegra da pesquisa registrada no TRE-TO n.º TO-08655
Na pesquisa realizada em 13 de setembro que ainda mantinha Maria Marques como candidata a prefeita, Agnom Gomes e lembrado por 54,4%, e a candidata tinha a preferência de 39,4% do eleitorado de Sampaio. Não sabe ou citou nomes 6,2%.
No quesito rejeição, Maria Marques lidera com 22,1%e Agnom e rejeitado por 22,1% 17,8% dos eleitores entrevistado.
Veja o registro e dados da pesquisa