O lançamento da Rota Caminhos do Babaçu em Buriti do Tocantins representa um marco para a valorização da cultura local, o estímulo ao turismo sustentável e o fortalecimento da economia da região – Fotos: Divulgação
BURITI – Ocorreram na cidade de Buriti do Tocantins os eventos FAMTOUR (Tour para Agentes de Viagem) e PRESSTRIP (Viagem para a Imprensa) que marcaram o lançamento oficial da Rota Caminhos do Babaçu no município. A Rota do Babaçu é um produto turístico cultural que proporciona aos visitantes a oportunidade de vivenciar o cotidiano das mulheres quebradeiras de coco, apreciar a culinária local e conhecer a história e a igreja do Padre Josimo.
O evento aconteceram no dia 17 de novembro, e contou com a presença de diversas personalidades, incluindo Edvaldo Junior, analista do SEBRAE, a prefeita de Buriti do Tocantins, Lucilene Brito, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, Amélio Cayres, e a consultora do Programa Agente de Roteiro Turístico, Djeisy Araujo. Além disso, membros do Conselho Municipal de Turismo e da comunidade local também prestigiaram o evento.
Na ocasião, a consultora do SEBRAE, Camila Andrade, entregou à gestão municipal o Documento Inventário Turístico de Buriti do Tocantins. Esse documento é de extrema importância para pleitear a inclusão do município no mapa do turismo, o que possibilita uma maior visibilidade e acesso a recursos para o desenvolvimento do setor turístico local.
O lançamento da Rota Caminhos do Babaçu em Buriti do Tocantins representa um marco para a valorização da cultura local, o estímulo ao turismo sustentável e o fortalecimento da economia da região. Espera-se que essa rota atraia turistas que desejam vivenciar experiências autênticas, contribuindo para o crescimento do turismo no município e para a preservação das tradições e do patrimônio cultural das quebradeiras de coco.
Essa iniciativa, avaliou a prefeita do município, demonstra o comprometimento do SEBRAE e das autoridades locais em promover o turismo como um vetor de desenvolvimento econômico e social, proporcionando oportunidades de geração de renda e valorização da identidade cultural da comunidade de Buriti do Tocantins.
(Assessoria)