AUGUSTINÓPOLIS – Uma oficina promovida por acadêmicos do 6º período de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis capacitou Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Augustinópolis para o acompanhamento de pacientes com hipertensão arterial a domicílio. A programação ocorreu no último dia 29, no auditório da universidade.
A ação foi supervisionada pela professora Jordânia Soares Leal, que ministra a disciplina Práticas Interdisciplinares VI. O treinamento abordou a orientação dos ACS em relação à Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA), teste da sacola de remédios e aferição da pressão arterial, além de estimular que os agentes de saúde incentivem, de forma contínua, hábitos de vida saudáveis entre os pacientes, enfatizando a prática regular de atividades físicas, a importância de uma boa noite de sono, o gerenciamento do estresse, a hidratação adequada e a redução do consumo de álcool e tabaco.
A oficina capacitou os ACS para atuar de forma mais proativa nas visitas domiciliares, de modo que possam impactar positivamente a saúde da população de Augustinópolis e oferecer um acompanhamento mais efetivo para os pacientes hipertensos. A capacitação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Augustinópolis.
O acadêmico de Medicina Guilherme Johannsen destacou que “essa capacitação é especialmente relevante para moradores de áreas remotas, onde o alcance do sistema de saúde se dá principalmente pela ação dos ACS. A experiência trouxe uma troca enriquecedora entre acadêmicos de medicina e ACS, que, com seu contato direto com a comunidade, compartilharam os desafios e realidades dos pacientes. Esse diálogo reforçou a importância da empatia e da comunicação no atendimento, essenciais para criar um vínculo com os pacientes e oferecer um cuidado mais completo”, analisou.
Para a professora Jordânia Soares Leal, “a ação vai contribuir diretamente na saúde dos portadores de hipertensão arterial, bem como, fortalecer as atividades das equipes de Estratégias de Saúde da Família, alavancando os indicadores de saúde do município”, projetou.
(DICOM UNITINS)