Polícia civil ajusta últimos detalhes do plano de atuação nas eleições municipais

sexta-feira, 13 de novembro de 2020 às 10:18
41 Visualizações
Agentes da polícia civil. Foto: Dennis Tavares.

TOCANTINS – Às vésperas das eleições municipais que serão realizadas no dia 15 de novembro, a Polícia Civil do Tocantins (PCTO) intensifica os preparativos para atuação no pleito eleitoral. Em uma reunião coordenada pela delegada-geral da PCTO, Raimunda Bezerra de Souza, foram repassadas as últimas instruções sobre a forma de atuação da instituição no decorrer do período que antecede a votação, no sábado, 14, até o encerramento do processo eleitoral, previsto para a noite de domingo.

Conforme a delegada-geral, além do efetivo normal, a polícia civil reforçará as unidades policiais ao longo de toda a extensão do Tocantins, mantendo 86 unidades, com a convocação de aproximadamente 400 policiais civis que atuarão nas eleições municipais de 2020, das 19 horas do dia 14 às 19 horas do dia 15 de novembro. Todas as Centrais de Atendimento da Polícia Civil também ficarão de prontidão 24 horas por dia e com reforço de efetivo.

Publicidade

Além disso, foram designadas sete equipes de volantes ao longo do estado como reforço nas principais cidades, as quais estão em atuação desde às 8 horas dessa quinta-feira, 12.

Plano de Integração

Segundo informações da assessoria, a preparação da polícia civil para atuar nas eleições 2020 vem ocorrendo há meses, sendo que vários encontros com as demais forças de segurança e também individualizados têm sido realizados visando o planejamento cuidadoso de todos os detalhes e aspectos técnicos que cercam um evento dessa proporção.

Atuação da polícia civil

Sobre a atuação da polícia civil, a delegada-geral explicou que, enquanto polícia judiciária, a PCTO age de forma supletiva nas eleições, porquanto a função principal  incumbe, primeiramente, à polícia federal. Sendo assim, nas localidades em que não haja representação da polícia federal, a PCTO deverá atuar complementarmente nas demandas policiais eleitorais.

(Ascom SSP)

-- Publicidade --