Produção da agricultura familiar de Augustinópolis é discutida durante reunião com representantes da Seagro

quinta-feira, 25 de novembro de 2021 às 09:40
No gabinete do prefeito. Fotos: Divulgação.

AUGUSTINÓPOLIS – Uma reunião foi realizada na Prefeitura de Augustinópolis para discutir formas de melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais locais. O encontro foi nessa quarta-feira, 24, e estiveram presentes o prefeito Antônio do Bar, a chefe de gabinete e primeira-dama Deijanira Almeida, o secretário municipal de Agricultura, Silvano Santos, o médico veterinário Carlos Victor Silva, o gerente de inspeção Elisvam Vieira, o técnico em Agropecuária Igor Tobias, e representantes da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Kenia Lellis e Nicolau Humberto.

Um dos assuntos abordados foi a importância da agroindústria para o município e as cidades circunvizinhas. Também foi discutido como incentivar o pequeno agricultor a se cadastrar no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma ação em que a prefeitura compra alimentos de produtores locais para abastecer órgãos como escolas e creches e incentivar a agricultura familiar.

Publicidade

Outro tema foi a regularização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que é responsável pela realização da prévia fiscalização industrial e sanitária dos produtos de origem animal, com o objetivo de promover a saúde pública e a segurança alimentar, incluindo o abate de animais e seus produtos, pescado e seus derivados, leite e seus derivados, ovos e seus derivados, mel e cera de abelhas e seus derivados.

Os representantes da Seagro ainda propuseram ao prefeito a instalação de um consórcio público intermunicipal reunindo algumas cidades do entorno de Augustinópolis. Isso ajudará os produtores que tiverem o selo do SIM, que poderão vender os seus produtos entre todos os municípios integrantes do consórcio, o que trará desenvolvimento regional e facilitará o trabalho do agricultor familiar. O prefeito Antônio do Bar se mostrou interessado no projeto e disse que vai fazer uma reunião com os prefeitos das cidades próximas para discutir sobre o assunto.

(Voz do Bico – Informações: ascom)

-- Publicidade --