Projeto da Unitins visita 50 idosos para fornecer orientações e evitar quedas

segunda-feira, 11 de novembro de 2024 às 09:13
161 Visualizações
Acadêmicos de Enfermagem visitaram 50 idosos em Augustinópolis (Fotos: Enfermagem/Unitins)

AUGUSTINÓPOLIS – O projeto “Lar Seguro: implantação de um programa de orientação para prevenir quedas de idosos no ambiente domiciliar na comunidade de Augustinópolis”, do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis, visitou 50 idosos durante o semestre 2024/2.

A iniciativa foi conduzida pelos acadêmicos Hugo Lima, Lorraine Nataly, Sabrina Conceição, Sara Melo e Valéria Maria sob orientação do professor doutor Kaio Keomma Aires que ministra a disciplina Geriatria/Gerontologia no curso de Enfermagem.

Acadêmicos verificaram as acomodações dos idosos e mapearam possíveis locais de queda
Publicidade

O objetivo do projeto é orientar os idosos e seus familiares sobre os riscos de quedas, os impactos que possíveis quedas podem gerar na saúde e algumas formas de prevenção. Em sua primeira etapa, a iniciativa visitou a domicílio 50 idosos que moram em Augustinópolis, fazendo um mapeamento das casas para identificar locais com risco de quedas.

A partir dessas observações, os acadêmicos forneceram orientações sobre como adaptar o ambiente doméstico para torná-lo mais seguro para os moradores idosos. A projeção é de que durante a segunda etapa do projeto os acadêmicos participantes possam voltar aos domicílios para verificar se as orientações foram acatadas e executadas.

Segunda etapa do projeto vai retornar a todas as casas de idosos para verificar como os moradores receberam e executaram as orientações

O acadêmico Hugo Lima destacou que “o projeto tem sido muito enriquecedor, tanto para a minha formação profissional, quanto para minha formação pessoal. Em cada visita conhecemos realidades distintas e somos impactados por histórias de vida que nos tocam e ampliam nossa compreensão, além do que aprendemos em sala de aula”.

Para o professor Kaio Keomma Aires, “nosso projeto de extensão está comprometido em apoiar os idosos da região do Bico do Papagaio, focando em temas essenciais como a prevenção de quedas e o autocuidado, para que eles possam viver com mais segurança e bem-estar”, assinalou.

(DICOM UNITINS)

-- Publicidade --