Projeto educacional da Escola Estadual Fazenda Dezesseis prepara estudantes para provas externas

quinta-feira, 7 de novembro de 2024 às 09:26
951 Visualizações

Em sua primeira edição todos os participantes do projeto, conquistaram à aprovação para ingressar no IFTO. – Fotos: Divulgação/ E.E.F.D.

AUGUSTINÓPOLIS – O projeto Jovens com Visão de Futuro (JVF), desenvolvido na Escola Estadual Fazenda Dezesseis, localizada no Povoado km 16 Zona Rural Augustinópolis, foi criado pelos professores Rogério Lima e Werlan Lucas, tendo como foco ajudar e instruir os estudantes do Ensino Fundamental a se prepararem para o vestibular do IFTO, antecipando as demandas e os desafios da prova.

Publicidade

Com isso, a iniciativa busca minimizar a ansiedade dos candidatos e proporcionar uma base sólida de conhecimentos e habilidades, essenciais para um bom desempenho no processo seletivo.

As aulas são ministradas de maneira dinâmica e prática, com foco nas disciplinas exigidas no vestibular do IFTO, como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Redação e Língua Estrangeira (Inglês ou espanhol), visando cobrir todo conteúdo programático de forma clara e objetiva, para os alunos poderem absorver os principais conceitos com facilidade.

Além do conteúdo específico de cada disciplina, o projeto também irá se concentrar no desenvolvimento de habilidades e técnicas que auxiliam os alunos a melhorar o foco, a concentração, autoconfiança, motivação estratégias de resolução de questões e administração do tempo.

Simulados periódicos são aplicados para que os estudantes possam testar seus conhecimentos e se acostumar com o estilo das provas. A análise de cada simulado será feita em sala de aula, com correção detalhada das respostas, orientando os alunos sobre os erros mais comuns e como evitá-los na prova real.

A primeira edição do projeto ocorreu no ano de 2023, contando com 6 estudantes participantes, no qual, todos obtiveram aprovação para ingressar no IFTO – Campus Araguatins.

O professor Rogério Lima fundador do projeto ressalta: “O objetivo é que, ao final do programa, os alunos não apenas se sintam prontos para o vestibular, mas também adquiram habilidades que serão úteis para toda a sua vida escolar e profissional”.

O professor Werlan Lucas destaca: “o projeto de preparação dos alunos para o vestibular do IFTO não só os prepara academicamente, mas também os capacita emocionalmente para enfrentar o desafio”.

Para diretora da unidade escolar Tatiane Padilha destaca que: “Com a combinação de aulas bem estruturadas, técnicas de concentração, simulações de provas e apoio psicológico, os estudantes estarão mais preparados para realização das provas externas”.

(Assessoria E.F.D.)

-- Publicidade --