Evento nacional ocorreu no Rio de Janeiro, entre 18 e 21 de novembro
ARAGUATINS – A Escola Arte de Crescer (EAC) conquistou um troféu de prata e dois troféus de bronze durante a 62ª Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro, entre 18 e 21 de novembro. A escola foi a única representante do Estado do Tocantins na competição brasileira que integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
O vice-campeonato ficou com a equipe formada pelos alunos EAC Heloísa da Cruz César e Gabriel Kennedy Sousa Santos. Os troféus de bronze foram conquistados pelas equipes formadas pelos alunos Nadir Ribeiro de Sena, Ester Ribeiro de Sena e Enzo Martins Oliveira; e Júlia Mendes Avelino de Carvalho e Carlos Roberto Graciano Neto.
Para a Jornada de Foguetes foram selecionadas as três equipes da escola que conseguiram lançar seus foguetes a uma distância acima de 100 metros. As estruturas dos foguetes foram feitas pelos próprios alunos, o que incentiva a autonomia dos educandos.
“Fico muito realizada ao perceber que todo o trabalho que tivemos não foi em vão. Foi uma honra muito grande, já que são poucas as pessoas que têm esse privilégio, e ainda ser vice-campeã. Tudo parece um sonho”, compartilhou a aluna Heloísa Cruz.
A parceria entre escola e família também é fundamental para o bom desenvolvimento dos projetos e dos alunos. A mãe da Júlia Mendes, aluna que conquistou o troféu de bronze, Poliana Mendes Avelino, ressaltou que a experiência foi importante. “Tenho certeza que essa experiência marcará minha filha por toda a sua vida, pois carregará com ela a lembrança de uma conquista e o despertar para a ciência, além de uma viagem divertida com os amigos, convivência com outras pessoas, de outros lugares”, opinou.
Toda a condução do projeto do ponto de vista pedagógico foi feita pelo professor de Ciências, Marcos Vinicius Resplande Monteiro, que vibrou com a conquista dos seus alunos. “A 62ª Jornada de Foguetes foi uma experiência enriquecedora para nossos alunos, unindo teoria e prática na construção e no lançamento de foguetes feitos com materiais simples, mas com muita ciência. Foi gratificante ver o engajamento deles em aplicar conceitos de física e aerodinâmica, além do excelente trabalho em equipe”.
Para a diretora da Escola Arte de Crescer, Ana Paula Araújo, “estamos muito orgulhosos dos nossos alunos e do nosso professor. Essa foi uma oportunidade única de despertar nos nossos estudantes a paixão pela ciência e pela inovação. Esses momentos desafiam o conhecimento, incentivam o trabalho em equipe e mostram que, com dedicação, nossos jovens podem alcançar voos cada vez mais altos. Investir na ciência é investir no futuro, e estamos orgulhosos de contribuir para a formação de mentes brilhantes e inspirar sonhos que podem transformar o mundo”, concluiu a diretora.
(Assessoria E.A.C.)