A ação foi realizada junto aos estudantes do 3º período do curso de licenciatura em Computação
ARAGUATINS – Com o objetivo de fomentar a participação ativa dos estudantes da Educação Básica na investigação e na análise de temas de relevância social, o projeto: EducAção com o NEPSO realiza atividades em várias instituições de ensino. No último dia 10 de março foi a vez do Campus Araguatins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) promover uma dessas atividades: roda de conversa sobre depressão.
A ação foi realizada junto aos estudantes do 3º período do curso de licenciatura em Computação, a roda de conversa foi mediada pela psicóloga Maria Adenilda.
A atividade foi realizada na disciplina Probabilidade e Estatística, na qual os conceitos estão sendo abordados por meio da metodologia de pesquisa que se chama Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO), baseada na pesquisa de opinião, os seguintes temas foram escolhidos: suicídio, feminicídio, depressão e aborto. Após um novo questionamento, o tema depressão foi eleito para a roda de conversa.
“O uso do NEPSO com os alunos permite acompanhá-los no desenvolvimento das atividades, favorecendo a construção do conhecimento de forma ativa, à medida que exploram diferentes caminhos. Na prática, os estudantes aprendem a realizar pesquisas utilizando temas relevantes ao seu contexto, o que torna o processo mais significativo. Além disso, essa atividade tem o objetivo de apresentar o conceito de pesquisa científica, diferenciando-a de uma simples enquete—uma distinção fundamental em um cenário marcado pela ampla disseminação de fake news”, destaca Jarbas Lopes, professor do IFTO e coordenador do projeto.
Ainda sobre a utilização da proposta do NEPSO, a estudante Kédila Oliveira Alves, ressalta que ela “é bastante integradora por promover o uso da pesquisa como ferramenta pedagógica, onde nossa turma abraçou o projeto, principalmente ao focarmos em um tema de saúde pública, a depressão. Nisso, está sendo possível ampliar nossos conhecimentos a cerca do tema proposto, com a condução do professor Jarbas Lopes trazendo conhecimento científico por meio do incentivo a pesquisa e a presença de profissionais dentro da área”.
(DICOM IFTO-ARAGUATINS)