ARAGUATINS – A Secretaria Municipal de Saúde viabiliza projeto junto ao Ministério da Saúde que busca mudança de tipologia de uma Equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF), para Equipe de Saúde Ribeirinha (ESFR), com objetivo de reforçar o compromisso com a saúde da população residentes nas proximidades e margens do Rio Araguaia.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Ruy Matos Oliveira, esta Equipe de Saúde da Família Ribeirinha (ESFR) procuram prestar um cuidado integral e equânime à saúde da população que vive as margens do Rio Araguaia, seja ela ribeirinha ou considerada quilombolas.
O Secretário acrescenta ainda, que a Equipe, será composta por profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogo e Agentes Comunitários de Saúde. “A população ribeirinha e quilombola são suscetíveis a diversas doenças, como doenças hídricas, alimentares, doenças diarreicas, hepatites virais, anemia, doença de Chagas, diabetes e hipertensão, entre outras, e necessitam dessa ampliação de assistência por parte de nossos serviços de saúde público. Vamos in loco atacar os problemas de saúde das nossas comunidades, destacou Ruy.
(Assessoria de Comunicação – Secretaria Municipal de Saúde de Araguatins)