Simpósio de Enfermagem discute o empreendedorismo na profissão e a atuação no período pós-pandemia

sábado, 28 de maio de 2022 às 08:43
87 Visualizações

A programação foi realizada pela Coordenação do curso de Enfermagem em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren TO)

AUGUSTINÓPOLIS – As novas possibilidades de atuação do profissional da enfermagem e seu desempenho no período pós-pandemia da Covid-19 foram temas discutidos durante o V Simpósio de Enfermagem e I Integração Acadêmica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), no Câmpus Augustinópolis. A programação foi realizada pela Coordenação do curso de Enfermagem em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren TO).

Publicidade

Tendo como tema principal “A Enfermagem no cenário pós-pandêmico: como evoluímos como profissão?”, o evento aconteceu nos dias 19 e 20 de maio, foi composto por palestras, rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais. A palestra de abertura, que trouxe o como título a temática principal do evento, foi ministrada pelo enfermeiro e conselheiro do Coren TO Pedro Henrique Roriz. Na mesma noite, a Coordenação de Enfermagem realizou homenagens a enfermeiros da cidade e aos professores do curso de graduação que foram escolhidos pelos alunos.

O vice-presidente do Coren TO, Cassiano da Silva Milhomem, participou da programação e destacou a relevância de abordar esse tema com futuros profissionais em formação. “Essa pandemia veio para nos ensinar algumas coisas que a gente ainda não estava preparado para lidar. Hoje, já no período pós-pandemia, nós temos a oportunidade de acertar naquilo que erramos anteriormente”, destacou.

O segundo dia de evento foi marcado por oficinas e pela Roda de Conversa “Empreendedorismo na Enfermagem”, que reuniu as professoras Márcia Guelma Santos Belfort, Sheila Cristina Teixeira Fonseca e Sônia Neri com mediação do professor Francisco Dimitre Pereira. A programação chamou a atenção dos acadêmicos que participaram.

“Achei muito interessante eles trazerem a temática do empreendedorismo dentro da enfermagem, que é um campo ainda pouco explorado. Geralmente, somos condicionados aos procedimentos de enfermagem e a trabalhar como enfermeiro em unidades de saúde, então trazer o empreendedorismo dentro da nossa profissão nos abriu um leque de possibilidades”, destacou o acadêmico do 5º período de Enfermagem Eriton Veríssimo.

O V Simpósio de Enfermagem e I Integração Acadêmica foi encerrado com um sarau cultural, onde professores, acadêmicos e gestores puderam se divertir com apresentações de musicais. Para o professor Francisco Dimitre Pereira, organizador do evento,  “a I Integração Acadêmica foi um momento em que oportunizou a integração entre os alunos do curso de Enfermagem da Unitins, além proporcionar um momento cultural, por meio do I Sarau Cultural do câmpus, em sua primeira edição foi atrelado a V Simpósio de Enfermagem que é um evento de cunho científico voltado o debate de discussões pertinentes na área da Enfermagem, sendo abordado sobre o empreendedorismo e as possibilidades de atuação do Enfermeiro”, pontuou.

(DICOM UNITINS)

-- Publicidade --