A importância desse novo curso na universidade, melhorará o desenvolvimento econômico, social, contribuindo com a qualificação profissional. – Foto: Divulgação
TOCANTINÓPOLIS – O Centro de Educação, Humanidades e Saúde da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) em Tocantinópolis, se reuniu com representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO) e Comissão de Estudos para Criação do Curso de Ciências Contábeis.
O encontro teve como pauta apresentar e discutir a proposta de criação do curso de Ciências Contábeis no âmbito da instituição de ensino superior. O projeto que, conforme defendido pelos conselheiros, vem de encontro com a demanda local e da região, visando atender, ainda segundo eles, a busca crescente por interessados em cursar contabilidade presencial, vista como uma das áreas mais procurada no mercado.
Na manhã do último dia 14, foi destacado a importância desse novo curso na universidade, possibilitando melhorar o desenvolvimento econômico, social, contribuindo com a qualificação profissional para uma das áreas imprescindíveis para o setor econômico.
O Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins demonstrou apoiar a iniciativa e se colocou à disposição na construção da proposta que visa atender uma região que estaria carente de mão de obra deste profissional.
Márcio Sousa, presidente CRC/TO destacou que apoiar o projeto é fundamental para a formação dos futuros contadores. “O curso de Ciências Contábeis será uma oportunidade valiosa para a formação de profissionais qualificados e alinhados com as demandas atuais do mercado contábil”. Explanou que A UFNT tem a oportunidade de abrir um curso já com a nova matriz curricular, permitindo que o curso venha com matérias sobre tecnologia, inteligência artificial e sustentabilidade temas atuais da contabilidade, enfatizou.
O contador Leonardo Soares disse que criação do curso na UFNT fará com que vários interessados da cidade e região não precisem sair da sua cidade e explicou. “Hoje a procura por bons contadores é gigantesca, há uma grande demanda por este profissional no mercado, uma área de um campo de atuação enorme”. E se colocou à disposição da comissão e universidade para auxiliar no que for preciso.
PARTICIPANTES
Participaram da reunião, Marcio Sousa Ribeiro, presidente do CRCTO; Roney Brito Barroso, conselheiro do CRCTO Tocantins; Paulo José da Silva, Vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina; Diego Elbert Acácio Gonçalves, Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional; Contador Leonardo Soares, membro da Comissão CRCTO Voluntário. Teve também a participação dos servidores da universidade que fazem parte da Comissão para criação do curso: Milas Eduardo, André Aguiar, Vinícius Campos e Ricardo Albuquerque e, ainda do vice-reitor Nataniel da Vera-Cruz Gonçalves Araújo, da vice-diretora do CEHS, Aline Campos, do professor do curso de Direito, Deive Bernardes, do presidente da Câmara de Vereadores de Tocantinópolis, Jairo Pereira da Silva, do estudante do 7º período do curso de Direito, Elandro Costa e Carlos Marley, auxiliar administrativo – membro da comunidade externa.
Confira aqui algumas das áreas de atuação do Curso de Ciências Contábeis:
Contador autônomo; contabilidade privada, contabilidade comercial, contabilidade ambiental, contabilidade pública, contabilidade do terceiro setor, contabilidade gerencial, contabilidade de custos, auditória, controladoria, perícia contábil, perito judicial, gestão financeira, analista financeiro, gerência financeira, consultor trabalhista, tributário e previdenciário, departamento pessoal, recursos humanos, pesquisador, professor universitário, gestão de empresas ou empreendedor do seu próprio negócio, entre outras.
(Assessoria)