ARAGUATINS – Com um novo olhar para a humanização do Sistema Penitenciário do Tocantins, a Unidade Penal Regional de Araguatins conta com um exemplo significativo, que já tem gerado resultados positivos para os custodiados e seus familiares. A referida Unidade dispõe de um espaço agradável e descaracterizado para as visitações às pessoas privadas de liberdade. A brinquedoteca, que foi recentemente inaugurada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), é um local propício para visitas humanizadas, especialmente para que os filhos e os pais custodiados possam se encontrar sem fazer referência a uma unidade penal.
Nesta semana um dos detentos pôde comemorar o aniversário da filha de maneira aconchegante, e com muita alegria para os familiares. O espaço recebeu decoração especial e bolo de aniversário, propondo à família um momento de afetividade, descontração e estreitamento de vínculos. A sala está sendo bem utilizada para haver uma vivência saudável das famílias e custodiados, como explica o chefe da Unidade, Adenilson Barros.
“A brinquedoteca era um sonho antigo. Quando assumimos a gestão da Unidade resolvemos aproveitar um espaço onde seria feito um novo banho de sol. Falamos com a juíza e o promotor e eles decidiram abraçar o projeto. Com a parceria conseguimos construir o espaço e iniciamos o projeto da visita humanizada, em que ligamos para a família do custodiado, marcamos uma data e solicitamos que tragam uma roupa civil, sendo que nessa visita o interno não usa uniforme padrão. Na primeira visita uma criança falou que tinha adorado o espaço e que seu sonho era comemorar seu aniversário em um local assim. Vimos que o aniversário estava próximo e, com o serviço social e a enfermeira da Unidade, fomos atrás do que seria necessário”, comentou o chefe.
Emoção
Para o custodiado, a oportunidade de estar presente em uma comemoração de aniversário da filha foi um presente. “Para mim foi muito importante poder participar desse benefício que foi oferecido para nós, porque eu já estou há três anos preso, nunca foi realizado o aniversário da minha filha e acredito que muitos outros pais que se encontram privados de liberdade gostariam muito de ter essa oportunidade e eu agradeço a Unidade Penal que fez todo esse esforço para que pudesse acontecer!”, agradeceu.
A mãe da criança também se emocionou com a iniciativa de ter uma convivência familiar saudável. “Eu fiquei muito feliz pelo que a Unidade Penal fez pela minha filha de terem dado esse presente para ela que era passar o dia mais importante da vida dela ao lado do seu pai. Eu só tenho a agradecer, foi uma experiência maravilhosa, ela amou que o pai pôde estar ao lado dela, eu não tenho nem explicação, foi tudo lindo, maravilhoso, só tenho que agradecer a todos da Unidade pelo carinho e dedicação que vocês têm com todas as crianças!”, frisou.
O espaço é utilizado pelos custodiados por meio de visitas familiares agendadas, com a proposta de evidenciar os laços familiares.
(DICOM SSP-TO)