Arqueólogos descobrem uma caixa com conteúdo verdadeiramente perturbador

terça-feira, 16 de maio de 2017 às 11:32
703 Visualizações

dig1-664x416

A Segunda Guerra Mundial terminou em setembro de 1945, trazendo vários anos de combate, destruição e uma trágica conclusão. Mesmo 70 anos depois, no entanto, as pessoas ainda estão descobrindo resquícios desta época terrível na história. Recentemente, uma descoberta foi feita na região de Nevsky Pyatachok, na zona rural da Rússia que lançou nova luz sobre a guerra.

Publicidade

Durante uma escavação arqueológica, os historiadores encontraram uma caixa fechada enterrada na lama. Estava tão cheia de sujeira que ninguém podia dizer o que ela poderia conter. Quando finalmente a abriram, perceberam que o que estava escondido dentro provavelmente deveria ter permanecido trancado.

01-ww2-lock-box-russia

A caixa foi enterrada tão profundamente, que era inacreditável pensar que apenas uma pessoa fez esse trabalho. Talvez a topografia do terreno tenha mudado devido à erosão ou deslizamento de lama. Outra possibilidade é que a área poderia ter sido atacada por uma granada ou outro explosivo durante a guerra. Parecia um tesouro real, exceto pela quantidade de lama.

02-ww2-lock-box-russia

Mas, por quanto tempo ela ficou enterrada e o mais importante, o que poderia estar dentro? Parecia que havia algum tipo de gravura no lado, mas era impossível ver o que era. Uma vez que os arqueólogos abriram a caixa, ficaram atordoados. Era como dar um passo atrás no tempo: dentro, perfeitamente preservado, estava o conteúdo da vida de alguém de 70 anos atrás.

03-ww2-lock-box-russia

Os artigos poderiam ter pertencido a qualquer um, e sua condição espantou a todos que participaram na escavação. Eles descobriram uma reichsmark alemã, moeda usada entre 1924 e 1948. Havia também um cartão que parecia identificar um membro do partido nazista. Ficou claro que a caixa fechada continha os pertences pessoais de um soldado lutando pela Alemanha. Mas por que ele enterraria suas posses?

05-ww2-lock-box-russia

Enquanto os arqueólogos remexiam na caixa, descobriram roupas, sapatos, papéis e pedaços de jornal. Surpreendentemente, os recortes de jornais ainda eram perfeitamente nítidos. Também entre os itens dentro da caixa estava uma caixa de charutos claramente intocada. Quem enterrou essas coisas provavelmente tinha comprado os charutos, também, como sua caixa estava completamente cheia e ainda embrulhado em seu papel original.

06-ww2-lock-box-russia

Os arqueólogos que os descobriram devem ter ficado encantados por todos esses itens. Ao que parece, o proprietário da caixa realmente fumava charutos. Uma segunda caixa de charutos foi descoberta, e ela também estava intocada. Talvez este soldado alemão estivesse convencido de que seu lado ganharia a guerra e queria comemorar? Ele parecia levar todos os seus vícios com ele.

07-ww2-lock-box-russia

Duas garrafas de rum jamaicano foram guardadas dentro da caixa também. Embora a caixa revelasse as preferências do seu dono, não havia pistas sobre o que aconteceu com o homem, ou por que suas coisas foram enterradas do jeito que estavam. O rum estava fechado, assim como as duas caixas de charutos.

08-ww2-lock-box-russia

Os arqueólogos também descobriram o chapéu do soldado alemão. Ele estava desgastado, e isso indicava que o dono havia participado de algumas batalhas. O chapéu pertencia definitivamente a um soldado nazista, mas o que aconteceu ao homem que o usava ainda não estava claro. Sua história pode nunca ser contada, mas é seguro dizer que ele não estaria mais vivo.

dig3

O casaco do nazista estava dentro da caixa também, completamente intocado. Ou esse homem nunca o usara, ou ele tinha acabado de ser lavado quando o foi enterrado.

dig4-664x500

O artefato mais surpreendente, de longe, era a etiqueta de identificação: ela poderia ser usada para rastrear o proprietário desses itens, bem como a história por trás deles.

(JORNAL CIÊNCIA)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook