Astrônomos descobrem 12 novas luas de Júpiter

terça-feira, 17 de julho de 2018 às 17:41
165 Visualizações
Júpiter (Foto: Nasa / Ray Nogue))

Depois de fazer inúmeras descobertas para além da órbita de Netuno, o astrônomo Scott Sheppard, doInstituto Carnegie para Ciência, voltou aos noticiários com o anúncio da existência de 12 novas luas ao redor de Júpiter. O comunicado foi feito hoje (17 de julho) pela União Astronômica Internacional.

Para fazer a descoberta, Sheppard e sua equipe usaram o telescópio da Dark Energy Camera (DECam), um instrumento extremamente sensível construído no Observatório de Cerro Tololo, Chile.

Publicidade

Acostumados com o equipamento desde 2012, quando começaram a pesquisar objetos cósmicos para além de Netuno, os pesquisadores resolveram inovar e não focar somente nos astros longínquos, mas aproveitar para também detectar eventos mais próximos, como os de Júpiter, por exemplo.

“Nós só queríamos ser os mais eficientes possíveis”, explica Sheppard em entrevista à revista Wired. Com anos de experiência, Sheppard sabia que o telescópio da DECam era capaz de encontrar objetos menores e mais escuros, ao contrário de outros instrumentos que já haviam vasculhado aquela parte do espaço.

Desde o início do ano passado, os astrônomos encontraram cerca de duas dúzias de astros que pareceriam se comportar como satélites. Ou seja, tinham uma órbita previsível em torno de Júpiter.

Mas só em maio deste ano que veio confirmação: 12 deles realmente tem uma órbita regular e agora podem ser chamados de luas de Júpiter — que agora esbanja no céu 79 satélites conhecidos.

(REVISTA GALILEU)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook