Blue Origin realiza com sucesso o segundo lançamento de civis ao espaço

quarta-feira, 13 de outubro de 2021 às 17:03
Blue Origin realizou com sucesso o segundo lançamento de civis ao espaço. – Foto: REPRODUÇÃO/ BLUE ORIGIN

A Blue Origin, empresa espacial do bilionário Jeff Bezos, realizou com sucesso, nesta quarta-feira (13), o segundo lançamento da nave New Shepard. Entre os quatro tripulantes estava o ator canadense William Shatner, de 90 anos, intérprete do Capitão Kirk em Star Trek, que se tornou o homem mais velho a ir até o limite da atmosfera terrestre.

O lançamento foi transmitido pelo canal da empresa no YouTube e contou com mais de 230 mil pessoas do mundo todo acompanhando a contagem regressiva. Do momento em que os propulsores foram acionados até o retorno da nave ao solo, transcorreram dez minutos.

Publicidade

A cápsula se despredeu do propulsor após cruzar a linha de Kármán, que fica a 100 quilômetros de altitude. Desse momento em diante, todos a bordo puderam soltar os cintos e aproveitar os instantes de descontração enquanto flutuavam.

Foto: REPRODUÇÃO BLUE ORIGIN

Após o pouso no deserto do Texas, foi possível ver os tripulantes sinalizando que estava tudo o.k. pelas janelas. Bezos acompanhou o resgate e fez questão de abrir a cápsula. Ele se mostrava tão vibrante quanto aqueles que retornavam do espaço e comemorou abrindo uma garrafa de champanhe.

Audrey Powers foi a primeira a desembarcar da New Shepard e na sequência surgiu Shatner, que foi recepcionado por Bezos. Durante a conversa com o bilionário, o ator descreveu a experiência como “inacreditável”.

Ator que interpretou o Capitão Kirk em Star Trek conversa com Jeff Bezos. – Foto: REPRODUÇÃO BLUE ORIGIN

“Você me propocionou a mais profunda experiência que eu já tive”, disse Shatner a Bezos, que agradeceu as “belas palavras”.

Assim como no último lançamento, o propulsor retornou ao solo em segurança, como planejado pelos engenheiros da Blue Origin. Levou pouco mais de sete minutos até o equipamento pousar no exato local demarcado no deserto do Texas, nos EUA.

O voo inaugural da Blue Origin ocorreu no dia 20 de julho deste ano, e Bezos estava entre os tripulantes. Esse lançamento marcou também a vida de Wally Funk, de 82 anos, que se tornou a mulher mais velha a ir ao espaço. Ela chegou a fazer o treinamento pela Nasa, agência espacial americana, na década de 1960, mas não participou de nenhuma missão.

O turismo espacial é um mercado novo que está sendo disputado por outras duas empresas: a SpaceX, de Elon Musk, e a Virgin Galactic Holdings, de Richard Branson. Em 11 de julho, Branson fez história ao realizar o primeiro voo e, assim,  oficializar a corrida espacial dos magnatas.

Foto: Reprodução Instagram/Blue Origin
O lançamento original para esta missão foi programado para a última terça-feira (12), mas a previsão de ventos fortes fez os responsáveis adiarem a decolagem em 24 horas. O foguete New Shepard, de 18,3 m de altura, decolará de uma base na cidade de Van Horn, no Texas, e será responsável por levar a cápsula da Blue Origin com os quatro tripulantes civis
Divulgação/Blue Origin

(R7 NOTICIAS)

-- Publicidade --