Com avião, Austrália lança alimentos para animais afetados por incêndios

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020 às 10:16
Incêndios na Austrália: fogo já matou meio bilhão de animais no país (Fairfax Media / Colaborador/Getty Images)

As autoridades da Austrália estão utilizando aeronaves de pequeno porte para fazer o lançamento de milhares de quilos de tubérculos para animais famintos, como resultado da destruição de seu habitat pelos incêndios assolam o país desde setembro do ano passado.

“O fornecimento de alimentos suplementares é uma das principais estratégias que estamos empregando para promover a sobrevivência e a recuperação de espécies ameaçadas”, disse Matt Kean, secretário de Meio Ambiente do Estado de Nova Gales do Sul.

Publicidade

Na última semana, o governo de Nova Gales do Sul enviou helicópteros para lançar mais de duas toneladas de cenouras e batatas-doces em diferentes pontos em que o wallaby habita, uma espécie do sudeste da Austrália.

“As avaliações iniciais dos incêndios indicam que o habitat de várias populações importantes de wallabyes foi destruído pelos recentes incêndios florestais. Os wallabyes geralmente sobrevivem aos incêndios, mas ficam abandonados e com pouca comida natural, já que o fogo destrói a vegetação em seu habitat rochoso”, explicou Kean.

Além disso, o governo de Nova Gales do Sul está instalando câmeras para monitorar o consumo de alimentos pelos animais.

Desde o início de setembro de 2019, os incêndios na Austrália devastaram uma área de mais de 8 milhões de hectares, equivalente à da Irlanda, deixaram 26 mortos e estima-se que até um bilhão de animais selvagens tenham morrido.

(EXAME)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook