O projeto “Correios do Futuro” visa modernizar as operações da estatal com foco em inovação, eficiência logística e redução de emissões de carbono. Para isso, a empresa conta com a parceria da montadora Stellantis.
Nesta semana, foram entregues 50 veículos elétricos Peugeot e-Expert. A entrega oficial ocorreu em São Paulo, com a presença de Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios, e de Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis na América do Sul.
Veículos foram adaptados
Os veículos entregues foram desenvolvidos sob demanda. Foram feitas adaptações ergonômicas e operacionais com base em estudos conduzidos em parceria com universidades e institutos de pesquisa.
As melhorias incluem revestimento interno em ABS reciclável, maior aproveitamento volumétrico, e componentes exclusivos, como degraus de acesso e suportes ajustáveis para cargas. Além disso, os e-Expert contam com cabine moderna, painel digital e recursos como frenagem regenerativa, piloto automático e sistema de monitoramento de pneus.
O motor elétrico oferece 136 cv de potência, 260 Nm de torque e autonomia de até 289 km no ciclo urbano, segundo o INMETRO. A frota ainda utiliza estações de recarga inteligente desenvolvidas pela WEG em parceria com a Flash Engenharia.
Com software personalizado, o sistema permite agendamento de recargas fora do horário de pico, reduzindo custos e emissões. A plataforma ainda oferece monitoramento em tempo real, histórico de uso e controle de permissões.
Maior frota elétrica da história dos Correios
- O projeto “Correios do Futuro” prevê a aquisição de mais cinco mil veículos elétricos até 2025.
- O objetivo é criar a maior frota elétrica própria da estatal.
- As vans serão destinadas ao transporte de remessas em estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal.
- Além da modernização da frota, garantindo o compromisso da estatal com a sustentabilidade financeira, modernização operacional e impacto social, outras iniciativas estão em andamento.
- Uma delas é o programa “CEP para Todos”, que inclui comunidades vulneráveis no serviço postal, beneficiando mais de um milhão de pessoas desde 2023.
Lucas Soares Editor(a) – Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.
(OLHAR DIGITAL)