Ensinar a criança a cozinhar pode ajudar no gosto por uma alimentação saudável

sexta-feira, 9 de outubro de 2020 às 10:03
A escolha dos ingredientes deve ser feita com base nos valores nutricionais, não apenas no gosto da criança. Foto: Reprodução.

Quase nove em cada dez pais brasileiros relatam entraves para fazer os filhos terem uma dieta variada e balanceada, segundo levantamento feito com mais de mil famílias em todas a regiões do país. Foi apontado como principal problema, alegado por 61% dos entrevistados, a rejeição dos filhos em experimentar novos alimentos.

Para ajudar na solução desse dilema comum a milhares de pais e mães ,a dica da chef e professora de culinária Adriana Gomes é algo que muitos adultos temem em fazer: levar as crianças para a cozinha. Mas segundo a chef, desde que tudo seja feito de forma segura, respeitando as limitações naturais de cada idade e o acompanhamento cuidadoso dos pais, cozinhar pode se tornar uma atividade lúdica que irá reforçar a ligação da criança com o alimento.

Publicidade

“Você não precisa fazer isso todo dia, obviamente, mas separe ao menos um dia na semana para levar seu filho ou filhos para cozinha. Ao se envolver com o preparo da comida, mesmo que seja uma ajuda simples, a criança irá se comprometer e ter mais curiosidade com o alimento”, explica a chef.

Outra dica é o uso de receitas que levam leite, que é um alimento muito presente na dieta das crianças, principalmente nos primeiros anos de vida. E claro que vegetais não podem faltar nas receitas. Use uma grande variedade de frutas, legumes e verduras, preparando-as de formas diferentes para despertar o interesse da criança.

(Assessoria Marajoara)

-- Publicidade --