Estúdio cria embalagens sustentáveis sem plástico que são até comestíveis

quarta-feira, 12 de junho de 2019 às 16:48

Com níveis de poluição cada vez mais alarmantes no mundo, tem sido comum falar sobre alternativas de produção que sejam menos agressivas ao meio ambiente. Material considerado bastante prejudicial pela demora na sua decomposição é o plástico, por exemplo. Amplamente usado como embalagem e para a fabricação dos mais diversos produtos, o plástico demora em média 400 anos para se decompor.

Pensando nisso, um estúdio da Polônia voltado à fabricação de produtos mais sustentáveis tem desenvolvido embalagens feitas a partir de restos não utilizados da agricultura. Compostáveis, as embalagens não utilizam qualquer tipo de plástico e podem ser descartadas sem qualquer reação negativa ao meio ambiente, já que irão se decompor sem dificuldades, praticamente como um vegetal.

Foto: Reprodução/MakeGrowLab
Publicidade

Batizado de SCOBY, o material é produzido pelo estúdio MakeGrowLab e tem o tempo de prateleira de 2 anos. A promessa é que o SCOBY funcione como uma barreira para oxigênio e micróbios, sendo até impermeável e insolúvel em água. Ah, e os criadores garantem até que ele é comestível.

As embalagens são vendidas em diferentes formatos e tamanhos, a depender da necessidade do consumidor. É possível comprar sachês, saquinhos e até em formato de filme para proteger alimentos armazenados em recipientes.

Reprodução/MakeGrowLab

Segundo o MakeGrowLab, a ideia é que eventualmente o material se torne um competidor direto do plástico, grande vilão ambiental atualmente. Para isso, o estúdio espera reduzir os custos de produção, até conseguir produzir mais de uma tonelada de SCOBY em um tempo de duas semanas.

(MEGA CURIOSO)

 

-- Publicidade --

Comentários no Facebook