A Google anunciou que seu navegador,o Chrome, irá bloquear anúncios considerados muito irritantes pelos usuários a partir do próximo ano.
A anúncio junto ao fato de que centenas de milhões de pessoas já instalaram bloqueadores de anúncios em seus computadores e telefones, a fim de combater a publicidade que dificulta a leitura das páginas (pop-up ads). Contudo, a nova medida afeta sites que dependem de anúncios digitais para lucrar.
A nova versão do Chrome permitiria anúncios, contando que os editores dos sites seguissem diretrizes específicas que basicamente banem certos tipos de publicidade que os consumidores odeiam. Isso inclui anúncio pop-up, anúncios gigantes que não desaparecem pela barra de rolagem e anúncios em vídeos de reprodução automática. “A realidade é que é muito comum que as pessoas considerem anúncios irritantes e intrusivos na web – comoos do tipo que despertam sons de forma inesperada ou forçam você a esperar 10 segundos antes de poder ver o conteúdo na página”, explicou Sridhar Ramaswamy, do Google.
“Essas experiências frustrantes podem levar algumas pessoas a bloquear anúncios – custando muito aos criadores de conteúdo, jornalistas e desenvolvedores web que dependem deles para financiar sua criação de conteúdo”, acrescentou. A medida, segundo ele, estará disponível já no próximo ano. “Em diálogo com a Coalition e outros grupos da indústria, planejamos que o Chrome interrompa a exibição de anúncios (incluindo aqueles detidos ou servidos pelo Google) em sites que não são compatíveis com os Padrões de Melhores Anúncios a partir do início de 2018”.
“Nós acreditamos que essas mudanças garantirão que os criadores de conteúdo, grandes e pequenos, possam continuar a ter uma maneira sustentável de financiar seu trabalho com publicidade online”.
(JORNAL CIÊNCIA)