Herança da missão marciana: NASA apresenta panorama incrível (FOTOS)

quarta-feira, 13 de março de 2019 às 11:12
Cratera na superfície de Marte. – Foto: NASA. JPL-Caltech/Univ. of Arizona

Tendo passado muitos anos na superfície do Planeta Vermelho e tirado numerosas imagens da paisagem marciana, a sonda Opportunity conseguiu enviar à Terra material muito importante, que a NASA usou para criar esse magnífico panorama.

O panorama mostra diferentes paisagens da superfície de Marte. Em particular, apresenta o declive interno da parte ocidental da cratera Endeavour, informarampesquisadores da agência espacial norte-americana.

Vale destacar que o panorama é composto por 354 imagens individuais, tiradas pela câmera panorâmica da sonda (Pancam) entre 13 de maio e 10 de junho com diferentes filtros.

Ao mesmo tempo, a equipe de missão mostrou as últimas imagens tiradas pelo rover em 10 de junho e enviadas à Terra. Estas são diferentes por causa da má iluminação. No entanto, mesmo nelas é possível observar o Sol no céu marciano.

Imagens gravadas pela sonda Opportunity na superfície do Planeta Vermelho mostram o Sol no céu marciano

No ano passado, Marte foi tomado por uma poderosa tempestade de areia que atingiu a região onde estava o rover Opportunity. Passados alguns dias, a situação se agravou tanto que os cientistas se viram obrigados a ligar o regime de emergência do aparelho, desligando todas as ferramentas com exceção dos relógios.

Durante vários meses, os especialistas NASA enviaram sinais tentando encontrar a sonda desaparecida e restabelecer o contato com ela. Uma vez que as tentativas e as buscas não deram resultado, em 13 de fevereiro de 2019, a NASA declarou a missão Opportunity concluída.

(sputniknews)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook