Ingenuity: drone da Nasa envia primeiro relatório após pousar em Marte

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021 às 09:40
132 Visualizações
Imagem: Nasa

A Terra recebeu neste fim de semana o primeiro relatório de diagnóstico enviado pelo drone Ingenuity. O dispositivo da Nasa pousou em Marte na última quinta-feira (18), acoplado ao robô (rover) Perseverance.

Embora ainda não tenha feito o primeiro e aguardado voo no planeta vermelho, o pequeno helicóptero “avisou” que seus sistemas de armazenamento de energia e sensores estão funcionando bem.

Publicidade

Em comunicado, o líder de operações do Ingenuity no Laboratório de Propulsões de Jatos da Nasa, Tim Canham, explicou que a equipe acompanha dois itens principais: o estado de carregamento das baterias do drone, bem como a confirmação que a estação de base está operando como planejado. “Ambos parecem ótimos. Com esse relatório positivo, avançaremos com o recarregamento das baterias do helicóptero”, comemorou.

Voo do Ingenuity ainda pode demorar um pouco

Pesando apenas 1,8 kg, o Ingenuity é alimentado no momento pela mesma bateria do Perseverance. Mas, quando se soltar para voo solo, o dispositivo vai precisar manter o aquecimento e driblar o frio durante as noites em Marte. Por isso, é importante que o drone recarregue e armazene a própria bateria.

A missão do Ingenuity é realizar cinco voos em um período de 31 dias. Para o primeiro, o objetivo da Nasa não é tão ambicioso: o helicóptero deve ficar apenas 20 segundos acima do solo. O melhor local para liberar o drone ainda será escolhido e isso pode demorar um pouco – o Ingenuity deve se soltar do Perseverance após um período de 30 a 60 dias.

Ingenuity viajou para Marte na “barriga” do Perseverance. Imagem: Nasa

Ingenuity pode ser a primeira aeronave a voar fora da Terra

O voo exigirá que a equipe encontre uma área plana para a decolagem, a até 1 quilômetro do local onde o rover pousou. Com o local determinado, o Perseverance irá até lá e descarregará o drone, que está armazenado em sua “barriga”. O helicóptero será cuidadosamente baixado ao solo e receberá uma última carga de energia antes de ser desconectado do rover.

Se tudo correr como planejado, o Ingenuity será a primeira aeronave a realizar um voo nos céus de outro planeta. A demonstração tecnológica poderá abrir o caminho para o uso de drones para reconhecimento de terreno em futuras missões humanas.

Perseverance envia primeiras imagens coloridas

Na sexta-feira (19), um dia após um pouso praticamente perfeito, a Nasa divulgou as primeiras fotos coloridas do rover Perseverance na superfície de Marte. As imagens foram publicadas no canal oficial do robô no Twitter, @NasaPersevere.

A primeira imagem é do rover, ainda preso por cabos à plataforma SkyCrane, segundos antes de tocar o planeta. De acordo com a agência, no momento da foto o veículo estava a cerca de dois metros do solo marciano.

A segunda foto é um close de uma das rodas do Perseverance, como as rochas do solo marciano ao fundo. “Adoro rochas. Veja essas próximas da minha roda. São vulcânicas ou sedimentares? Que história elas contam? Mal posso esperar para descobrir”, disse o robô.

(OLHAR DIGITAL – Fonte: UOL)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook