Novo estudo revela que tubarões-tigre têm algo totalmente inesperado em sua dieta (FOTO)

quinta-feira, 23 de maio de 2019 às 10:36
948 Visualizações
Em particular, essa espécie de tubarões come pombos, pardais e até aves canoras. – Foto: AP Photo/ Michael Sohn

Desde há muito tempo que os tubarões-tigre são considerados peixes onívoros. No entanto, os biólogos nunca antes imaginavam que estes predadores comessem coisas tão estranhas.

Uma análise do conteúdo do estômago de filhotes de tubarão-tigre — um dos maiores tubarões e animais onívoros do planeta — revelou que estes predadores se alimentam não só de golfinhos, tartarugas e tudo o que encontram no mar, mas também de aves terrestres, relata a revista Science Alert, referindo-se a um novo estudo publicado na revista Ecology.

Publicidade

Em particular, essa espécie de tubarões come pombos, pardais e até aves canoras.

“Ao verem comida fácil, os tubarões-tigre apanham-na, mas fiquei surpreendido ao saber que comem aves canoras. Pensei que fossem aves marinhas”, disse um dos autores do estudo, biólogo Kevin Feldheim, do Museu Field de História Natural em Chicago.

A ideia de fazer a investigação apareceu depois que os pesquisadores, que estudavam uma população de tubarões ao longo da costa de Mississippi e Alabama, descobriram que um pequeno tubarão-tigre tinha vomitado algumas penas de aves terrestres.

Cientistas estudaram o conteúdo do estômago de tubarões e descobriram que eles gostam de comer os mesmos pássaros que os gatos 

ntão, uma equipe de pesquisadores da Universidade Estatal do Mississippi decidiu estudar o conteúdo do estômago dos tubarões desta espécie. Após a aspiração dos alimentos dos estômagos de 105 tubarões-tigre capturados, ainda relativamente pequenos, os pesquisadores enviaram os restos já parcialmente digeridos para um laboratório em Chicago, onde realizaram a análise de seu DNA. Os resultados foram fascinantes.

“Nenhum dos componentes correspondia a gaivotas, pelicanos, cormorões ou qualquer tipo de ave marinha”, disse o ecologista marinho Marcus Drymon, da Universidade Estatal do Mississippi. “Eram todos pássaros terrestres”, revelou.

Os pesquisadores explicaram que as aves foram possivelmente engolidas por tubarões em uma área próxima às costas do Havaí, onde muitos pombos aprendem a voar e muitas vezes caem no mar.

(SPUTNIK NEWS)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook