Obesidade sozinha não aumenta o risco de morte

sexta-feira, 20 de julho de 2018 às 16:17
149 Visualizações
Pesquisa demonstrou que pessoas consideradas obesas sem nenhum problema metabólico têm os mesmos riscos de saúde que uma pessoa magra. – Foto: Pixabay

Pesquisadores da Faculdade de Saúde da Universidade de York, na Inglaterra, acabaram de vez com um dos principais argumentos dos gordofóbicos: isoladamente, a obesidade não tem relação com um aumento na taxa de mortalidade.

“Os resultados deste estudo podem mudar a forma como pensamos sobre obesidade e saúde”, diz Jennifer Kuk, professor associado da Escola de Cinesiologia e Ciências da Saúde, que liderou a equipe de pesquisa da Universidade de York.

Publicidade

“Isso contrasta com a maior parte da literatura e achamos que ocorre porque a maioria dos estudos definiu a obesidade metabólica saudável como tendo até um fator de risco metabólico”, diz Kuk.

“Isso é claramente problemático, já que a hipertensão aumenta o seu risco de mortalidade e a literatura anterior chamaria esses pacientes de obesidade e hipertensão de ‘saudável’. É provável que a maioria dos estudos tenha relatado que a obesidade” saudável “ainda está relacionada com maior risco de mortalidade. ”

estudo de Kuk mostrou que, ao contrário da, da hipertensão ou do diabetes isolado, que estão relacionados com um alto risco de mortalidade, esse não é o caso da obesidade sozinha.

Eles acompanharam 54.089 homens e mulheres que foram categorizados como tendo apenas obesidade ou agrupados com um fator metabólico, ou elevada glicose, pressão arterial ou lipídios sozinhos ou agrupados com obesidade ou outro fator metabólico. Depois observaram quantas pessoas dentro de cada grupo morreram, em comparação com aqueles dentro da população de peso normal, sem fatores de risco metabólicos.

As diretrizes atuais de gerenciamento de peso sugerem que qualquer pessoa com um Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 30 kg /m² deva perder peso. Os pesquisadores descobriram que um em cada 20 indivíduos com obesidade não apresentava outras anormalidades metabólicas.

“Estamos mostrando que os indivíduos com obesidade metabolicamente saudável não estão em uma taxa de mortalidade elevada. Descobrimos que uma pessoa com peso normal e sem outros fatores de risco metabólicos tem a mesma probabilidade de morrer do que a pessoa com obesidade e sem outros fatores de risco”, diz Kuk.

“Isso significa que centenas de milhares de pessoas na América do Norte sozinhas com obesidade metabolicamente saudável serão orientadas a perder peso quando é questionável o benefício que elas realmente terão”, finalizou.

(REVISTA GALILEU)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook