Pesquisadores descobrem nova espécie de dinossauro de 75 milhões de anos atrás

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024 às 14:48
78 Visualizações
Processo de restauração de parte dos restos mortais de Qunkasaura pintiquiniestra — Foto: GBE-UNED

Foi descoberto o fóssil de uma nova espécie de dinossauro, de pescoço longo, que viveu há 75 milhões de anos em Cuenca, na Espanha. O feito aconteceu durante obras para instalação dos trilhos de uma rede ferroviária que conecta a cidade de Levante até a capital Madri.

O fóssil é um dos mais de 12 mil desenterrados desde o começo da construção. Segundo os especialistas, as descobertas ajudam a obter uma compreensão mais profunda de como era a vida no período Cretáceo Superior.

Publicidade

“O estudo nos permitiu identificar pela primeira vez a presença de duas linhagens distintas de saltasauroides na mesma localidade fóssil”, explicou Pedro Mocho, pesquisador da Universidade de Lisboa.

Mocho liderou a equipe de escavação e batizou o “novo” dinossauro de Qunkasaura Pintiquiniestra. “Qunka” está ligada a região de Cuenca, enquanto “Saura” é derivação da palavra latina para lagarto. Por fim, Pintiquiniestra é uma homenagem à mítica “Rainha Pintiquiniestra”, retirada das páginas de Dom Quixote, escrito por Miguel de Cervantes.

Reconstrução do aspecto da Qunkasaura pintiquiniestra — Foto: GBE-UNED

O pesquisador também destaca que esse é um dos esqueletos de saurópode mais completos encontrados na Europa, incluindo vértebras cervicais, dorsais e caudais, parte da cintura pélvica e elementos dos membros. Assim, será possível ter novas ideias sobre os dinossauros não aviários que habitavam a Península Ibérica.

O estudo publicado na revista científica Communications Biology também aponta Qunkasaura como um representante dos saltasaurídeos opisthocoelicaudine, grupo presente no hemisfério norte. A maioria dos saurópodes do Cretáceo Superior do sudoeste da Europa pertence ao grupo Lirainosaurinae, aparentemente exclusivo do continente europeu.

Mocho informa aos aficionados por dinossauros que parte da estrutura óssea de Qunkasaura está no Museu Paleontológico de Castilla-La Mancha, em Cuenca.

(PAGE NOT FOUND)

-- Publicidade --