Rover da NASA chega em Marte em menos de 100 dias

terça-feira, 17 de novembro de 2020 às 10:32
Foto: Divulgação

Parte da missão Mars 2020, o rover Perseverance foi lançado no dia 30 de julho com destino à cratera Jezero, em Marte. Hoje, 16 de novembro, faltam apenas 94 dias para o dispositivo aterrissar no Planeta Vermelho. Entenda qual é o objetivo da missão e como o equipamento vai aterrissar em solo desconhecido:

A missão Mars 2020

A missão Mars 2020 pretende encontrar e coletar bioassinaturas em Marte. Com isso, seria possível comprovar que o Planeta Vermelho já foi habitado, mesmo que por vidas microbianas, e isso facilitaria os estudos para o ser humano conseguir viver por lá.

Publicidade

Para completar seu objetivo, o rover Perseverance foi enviado para uma cratera marciana, chamada Jezero, onde, segundo a NASA, existia um lago que pode conter microorganismos preservados até hoje, bilhões de anos depois do seu desaparecimento.

Perseverance sobe um afloramento: sinais de vida antiga em Marte poderão ser preservados em camadas de rochas como as mostradas nesta ilustração.

Buscando vida em Marte

A fim de encontrar evidências de vida, o rover Perseverance usará uma broca para coletar amostras de núcleo de rocha e solo marcianos. Em seguida, ele deve armazenar esses materiais em tubos de coleta, que servirão para análise mais detalhada na Terra.

Além de enviar o rover, a NASA também vai tentar realizar o primeiro voo motorizado em outro planeta. O “helicóptero marciano”, dispositivo que será usado para essa experiência, chama-se Ingenuity e está viajando dentro do Perseverance.

O Ingenuity Mars Helicopter da NASA na superfície do Planeta Vermelho.

Como será o pouso do rover?

A viagem está a menos de 100 dias de acabar, porém o caminho ainda é desafiador. Para cumprir o prazo, os engenheiros da missão precisam ajustar a trajetória de voo da espaçonave e, assim, garantir que sua velocidade e direção sejam as melhores para a chegada em 18 de fevereiro de 2021.

Uma vez em Marte, outro desafio entra em cena: o Perseverance precisará pousar com segurança. Para tanto, sua velocidade será reduzida e a aterrissagem sobre suas seis rodas será guiada por um guindaste no céu.

Manobra do guindaste no céu, durante a descida do rover Curiosity da NASA até a superfície marciana.

(MEGA CURIOSO)

-- Publicidade --