
No clima da Copa do Mundo, uma sugestão cultural para você conhecer um pouco do país que sediará o principal torneio de futebol do planeta: em janeiro de 2018, chegará nos cinemas dos Estados Unidos o documentário The Road Movie, com uma série de cenas que retratam bizarrices do trânsito da Rússia.
Dirigido por Dmitrii Kalashnikov e com jeitão de filme caseiro, a produção retrata algumas cenas que seriam inacreditáveis até para uma ficção: batidas de caminhões; um carro despencando em um rio; um passeio por um incêndio florestal; um urso correndo em uma estrada; um tanque de guerra passeando pela rua e até uma cena de dois cachorros copulando em meio à uma movimentada rodovia.
As maravilhas e tragédias da vida real foram captadas graças a um costume local: para ter um registro em vídeo que sirva como uma prova em caso de um incidente envolvendo o veículo, os russos instalam câmeras no painel frontal de seus carros.
Além de proporcionar maior segurança, as gravações rendem fontes inesgotáveis de memes e vídeos que viralizam no YouTube. Entre os destaques, há o registro da passagem do meteoro de Cheliabinsk, que cruzou os céus russos em fevereiro de 2013:
Há produções, entretanto, menos úteis à ciência — e com tons tragicômicos. Como não lembrar de Bob Esponja, Mickey e outros personagens ao melhor estilo da “Carreta Furacão” brigando após uma discussão de trânsito:
https://youtu.be/w6Y9aNntfK8
Confira o trailer do documentário The Road Movie:
(REVISTA GALILEU)












