Governador prorroga medidas sanitárias e diz que lote de vacinas da Janssen deve chegar segunda-feira

sexta-feira, 11 de junho de 2021 às 16:47
327
Flávio Dino, governador do Maranhão, em coletiva nesta sexta-feira. Foto: Reprodução.

MARANHÃO – O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), afirmou nesta sexta-feira, 11, que a previsão é que o estado receba na segunda-feira, 14, o primeiro lote com 90.700 doses da vacina Janssen contra a covid-19. Ainda durante o pronunciamento, Dino anunciou a prorrogação das medidas sanitárias no estado até 21 de junho.

O governador afirmou que apenas alguns municípios devem receber o imunizante. Segundo Dino, o estado segue uma orientação do Ministério da Saúde e deve destinar as doses para, no máximo, oito cidades maranhenses. A medida acontece devido ao curto prazo de validade do imunizante, que é até 27 de junho.

Publicidade

“Chegarão ao nosso estado, provavelmente, portanto dia 14, segunda-feira, 90.700 doses da vacina Janssen com um prazo de validade muito curto (…) Nós vamos ter um prazo de aplicação bem pequeno. Em razão do curto prazo de validade e da orientação do Ministério da Saúde, a vacina não será distribuída para todo os 217 municípios do Maranhão”, explicou.

Dino afirmou que a obrigatoriedade do uso da máscara será mantida no estado e não há previsão para a revogação do decreto. “Não há horizonte de curto prazo de retirada da obrigatoriedade de máscara no Maranhão”, disse.

Sputnik V

Questionado sobre o andamento das tratativas para a importação da vacina Sputnik V, o governador afirmou que os estados estão buscando atender às exigências impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo Flávio Dino, a previsão é que o primeiro lote com o imunizante chegue em julho ao Maranhão.

“Estamos buscando atender às 28 exigências da Anvisa. Há um trabalho contínuo, com as equipes dos estados, em diálogo com a Anvisa e com o fabricante na Rússia, para que esses 28 passos possam ser percorridos. Todos os dias estamos providenciando os documentos, estamos em uma nova fase de testes de segurança que a Anvisa exigiu. Até aqui a previsão permanece a mesma, ou seja, de nós começarmos a receber no mês de julho”, disse.

(G1 MA)

-- Publicidade --