Governo realiza abertura da Semana Nacional do Doador de Sangue no MA

segunda-feira, 22 de novembro de 2021 às 12:01
Hemocentro incentiva doação de sangue em São Luís — Foto: Reprodução/ TV Mirante

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nesta segunda-feira (22) a abertura da Semana Nacional do Doador de Sangue, na sede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), em São Luís. Com o tema “Você não doou sangue, doou amor”, uma ampla programação será realizada entre 22 e 27 de novembro.

Nesta segunda os doadores contarão com a apresentação da carteira do doador, participação do Coral Hemosom, pocket show com a cantora Bia e distribuição de brindes. Na terça-feira (23), haverá uma Blitz na porta do Hemomar, das 8h30 às 10h30, com a participação de escoteiros e alunos da Escola Adventista.

Publicidade

A quarta-feira (24) será dedicada à cultura, com a Quarta Cultura do Doador e apresentação de danças regionais, como Cacuriá da Vila Goreth. Na quinta-feira (25), Dia Nacional do Doador, haverá programação especial com bolo comemorativo, voz e violão com a cantora Audy e distribuição de brindes. Na sexta-feira (26), será o Dia da Beleza.

O Hemomar, que compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h.

Doação

Bolsa de sangue, doação de sangue — Foto: Danna Anute/Arquivo pessoal

A doação de sangue é o processo pelo qual um doador tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. No mundo desenvolvido, a maioria dos doadores de sangue são voluntários não remunerados que doam sangue para um suprimento comunitário.

Para doar, a pessoa precisa estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Quem tem 16 e 17 anos pode doar, desde que acompanhado do pai ou da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização.

(G1 MARANHÃO)

-- Publicidade --