Mais de 800 profissionais de saúde já foram infectados pelo novo coronavírus no Maranhão

segunda-feira, 18 de maio de 2020 às 11:12
109 Visualizações
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), ao todo 803 profissionais já estão recuperados e 12 morreram por causa da doença. – Foto: Reprodução/Internet

De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado na noite desse domingo (17), 803 profissionais de saúde já foram infectados pelo novo coronavírus no Maranhão. Destes, 702 já estão recuperados e 12 morreram por causa da doença. Na última semana, o número de infectados era de 729.

Em relação aos pacientes que foram infectados, estão médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e técnicos de enfermagem. De acordo com a SES, os profissionais estão sendo acompanhados e a testagem está sendo realizada também nas unidades de saúde onde eles trabalham.

Publicidade

Um novo boletim da Secretaria de Estado da Saúde será divulgado na noite desta segunda-feira-feira (18).

Mortes de profissionais da saúde

Entre os profissionais da saúde que perderam a vida por conta da Covid-19 no Maranhão, está a auxiliar de enfermagem Maria Madalena Barbosa Souza, de 61 anos, que morreu após ficar internada no Hospital Carlos Maceira em São Luís. Segundo a SES, ela tinha diabetes e obesidade.

A morte de Maria Madalena foi registrada no dia 12 de abril. Ela trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais e no Hospital Municipal Djalma Marques na capital maranhense.

Outra vítima da Covid-19 foi o técnico em radiologia, Sérgio Henrique Saraiva Costa, de 40 anos. “Serginho”, como era conhecido, não tinha comorbidades e trabalhou por 11 anos como técnico no Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II), em São Luís.

Coronavírus no Maranhão

Segundo dados oficiais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), dos 9801 infectados pelo novo coronavírus, 2529 pessoas estão curadas no Maranhão. A informação foi divulgada na noite desta quarta-feira (13) por meio de boletim epidemiológico, que mostra também que 470 morreram pela Covid-19 no estado.

A doença infectou pessoas em 171 municípios do estado e a maioria está em tratamento por meio do isolamento domiciliar. São 5723 pessoas nesta condição. Nos hospitais públicos e privados, 741 pessoas estão em enfermarias e 338 estão em leitos de UTI.

O Maranhão tem ainda 4406 casos suspeitos da doença, 9441 já foram descartados e, segundo a SES, o Maranhão fez até a noite desta quarta-feira, 19.193 exames laboratoriais para o diagnóstico da Covid-19.

Ficar em casa

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

(G1/MARANHÃO)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook