Como evitar os ciúme? Descobertas e curiosidades sobre essa emoção tão julgada

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020 às 14:32
Segundo cientistas, futuramente será possível tomar uma pílula para acabar com a dor da perda. – Foto: Divulgação/ Meu Rubi

O ciúme mexe com o coração e o imaginário de muitos. No cinema, na literatura e nos teatros, ele é associado aos vilões e as maiores tragédias. Shakespeare até criou uma expressão para descrevê-la em Otelo, “monstro de olhos verdes”. Nas relações, quando não controlada, ela destrói a confiança do parceiro e impossibilita a paz. E por que sentimos isso?

Para entendermos melhor esse sentimento, devemos voltar alguns anos atrás. Por isso, o site de relacionamento Meu Rubi,preparou uma lista com as explicações e curiosidades. Confira abaixo.

Publicidade

Pré-história

O ciúme está nos nossos genes. Quando amamas, nosso cérebro entende que essa pessoa é nossa posse. Por isso, quando nós sentimos inseguros e violados, reagimos com ele. Mas, de onde ele vêm? Na pré-história, homens e mulheres se uniam para manter seus filhos vivos.  As mulheres, tinham que segurá-los, o que dificultava ela de colher e se proteger. E os homens, as ajudavam nesta parte. Essa troca, existiu durante anos e perdura até hoje.

Diferença dos sexos

Os dois sexos, sentem ciúmes por motivos diferente. Segundo pesquisa realizada pelo psicólogo evolucionista David Buss, da universidade do Texas, feita com 234 voluntários. Quando perguntados, qual tipo de traição seria mais dolorosa. Ver seu companheiro tendo uma satisfatória noite de sexo, ou desenvolver um envolvimento emocional com outro.

-76% dos homens, disseram achar a primeira alternativa pior. Enquanto apenas 32% das mulheres, escolheram a primeira.

Este estudo, serviu para a próxima pesquisa divulgada pela revista science, pelo neurocientista japonês Hidehiko Takahasi. Ele observou, que quando as pessoas são submetidas a imaginarem seus parceiros com outros. A parte do cérebro que é ativada, é a mesma de quando sentimos dor. Resumindo, “ciúmes e inveja são literalmente emoções dolorosas”.

Curiosidades

Quando mulheres sentem ciúmes de mulheres:

  •  Na presença de uma mulher muito bonita por perto, elas se sentem ameaçadas.

  • Mulheres bem-sucedidas, também as ameaçam por sua independência. É como se elas fossem contra os genes primitivos.

Quando homens sentem ciúmes de homens:

  • Homens se sentem ameaçados por aqueles bens sucedidos.

  • Pelos mais másculos.

  • Pelos que aparentam poder dar mais prazer às mulheres.

-- Publicidade --

Comentários no Facebook