Como fazer prova de vida pela internet?

quarta-feira, 21 de julho de 2021 às 15:14

*Por Jéssica Cunha

A prova de vida tem como intuito evitar fraudes no recebimento de vários benefícios. Esse procedimento havia sido suspenso devido à pandemia, para evitar aglomerações em agências bancárias, porém em 1º de julho de 2021 a obrigatoriedade da prova de vida voltou a ser exigida.

Publicidade

Quem deverá fazer? Todos os que recebem benefício por conta corrente, poupança ou cartão e que não realizaram a prova há mais de um ano, conforme calendário publicado no site do governo federal. 

Uma grande novidade que irá facilitar a vida dos beneficiários para realizar a prova de vida é o aplicativo Meu INSS. Com ele você poderá realizar a prova de vida sem precisar ir a uma agência bancária; para isso, basta ter biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e realizar o procedimento de reconhecimento facial.

O procedimento também pode ser feito pelo aplicativo do Meu INSS, inclusive por aqueles beneficiários que estão acamados, hospitalizados ou são idosos que possuem dificuldade de locomoção. Nesses casos, o agendamento poderá ser feito pelo 135 ou pelo aplicativo do Meu INSS.

Acesse o site do Meu INSS e siga o passo a passo.

Jéssica Cunha é advogada especialista em Direito Previdenciário.

-- Publicidade --